sábado, 18 de fevereiro de 2017

Fórum Serrano de Cultura reúne dez cidades em Cordeiro

Cordeiro sediou na terça-feira, 14, a reunião do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que contou com a participação de representantes de dez municípios. Segundo o artista Cássio Campos, diretor de Cultura local, encontros desse quilate fortalecem parcerias e solidificam investimentos e ações culturais.

Realizada na sede da EMATER/RJ, o popular ‘Palácio de Cristal’, no Parque de Exposições Raul Veiga, além do município anfitrião a reunião recebeu gestores culturais de Cantagalo, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. Eles foram recepcionados pelo secretário de Educação, Luiz Antônio Cavalheiro, que responde interinamente sem ônus pela Cultura, e pelo diretor de Cultura, Cássio Campos.



Ilustrando que o Fórum Serrano tem a participação de 16 cidades, com encontros mensais para tratar de temas da gestão cultural, o diretor Cássio lembrou que Cordeiro não sediava uma reunião do Fórum há quase três anos. “É gratificante recebermos toda região em Cordeiro para promover essa troca de experiência, saberes e vitórias. Essa união dos municípios redunda em parcerias interessantes, pois cada cidade apresenta sua peculiaridade e isso é extremamente salutar”, declarou o diretor de Cultura.


No encontro desse mês, os gestores debateram a criação de um Consórcio Cultural, além da realização de um seminário voltado à dinamização dos Sistemas Municipais de Cultura e seus mecanismos, entre eles o Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Estamos alinhados ao Fórum Serrano. Nossa Secretaria de Cultura enxerga nele um coletivo emponderador da área cultural. Poder abrir nossa casa para esse encontro nos enche de orgulho. Nossa cultura é viva e merece avanços. Hoje conseguimos avançar nas diversas discussões culturais”, concluiu o diretor de Cultura.


Nenhum comentário: