terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gestores de seis municípios do Médio Paraíba visitarão Sala do Empreendedor de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e aprimorar o atendimento aos empresários em suas cidades, representantes de seis municípios da região do Médio Paraíba farão visita à Sala do Empreendedor de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, nesta quarta-feira, 22. Estarão presentes na visita gestores dos municípios: Pinheiral, Resende, Volta Redonda, Valença, Barra Mansa e Vassouras.

Durante a visita, os representantes receberão informações sobre o funcionamento, modelo de atendimento e os serviços prestados aos empresários da Região Serrana, como forma de exemplificar a viabilidade de instalação, ou a possibilidade de melhoria desses setores em suas respectivas localidades.

De acordo com a coordenadora do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, esse encontro é uma importante troca de experiência que pode ajudar no exercício de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo na região do Médio Paraíba. “As Salas do Empreendedor de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu servem como referência em nossa região e justamente por essas características que elas, com seus serviços e modo de funcionamento, podem servir como norteadoras de ações do poder público voltadas aos empreendedores dos municípios do Médio Paraíba”, destacou.

Entre as informações que serão passadas aos visitantes, estarão alguns itens da Lei Complementar (LC) nº 147/2014, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, cujo foco será a “Desburocratização”, que pode ser obtida através da implantação de alvará on-line, que reduz o tempo de liberação do documento e estimula o empreendedorismo local.

A centralização e integração do atendimento, que evita a peregrinação dos empresários pelos órgãos municipais também é outro aspecto da Sala do Empreendedor que será abordado.

Outras informações compartilhadas incluem, desde a estrutura física e de equipamentos necessários para montagem de um espaço semelhante voltado aos empresários, passando por modelos de atendimento, até os serviços que podem ser oferecidos, como palestras, cursos de capacitação, workshops, entre outros.

Vale lembrar que a instalação da Sala do Empreendedor deve ser uma iniciativa das prefeituras, em cumprimento à Legislação Federal (LC nº 147/2014) e que as Administrações Municipais interessadas em promover o desenvolvimento de suas regiões recebem total apoio do Sebrae/RJ em suas ações, a exemplo do que ocorre tanto com a Prefeitura de Nova Friburgo quanto com a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário: