terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Hospital Maternidade terá seminário da Rede Cegonha de Nova Friburgo

Nova Friburgo recebe na próxima quinta-feira, 16, o I Seminário da Rede Cegonha de Nova Friburgo “Boas Práticas no Parto e no Nascimento”, promovido pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro, na Travessa Antonio Fernandes Moreira 12, no centro da cidade.

O que é a Rede Cegonha?

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país e será implantada gradativamente em todo o território nacional, iniciando sua implementação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

Programação:

8h30 – Acolhimento
9h – Abertura/mesa-redonda
10h/10h20 – Rede Cegonha e suas diretrizes: Apresentação da Linha de Cuidado Maternoinfantil – Gracia Badaró Massad- SMS-NF.

10h20/10h40 – Boas práticas no parto e nascimento: Direito ao acompanhante e métodos não farmacológicos de alívio da dor – Vander Guimarães- obstetra do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz – IFF) e professor da FASE Petrópolis.

10h40/11h – Acolhimento com Classificação de Risco nas Maternidades – Marina Sampaio – obstetra e diretora médica do Hospital Mário Dutra de Castro/NF.

11h/11h20 – Contato pele a pele: um indicador de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado Amigo da Mulher- Eunice Maria da Penha do Nascimento de Amaral – pediatra do HMMDC Nova Friburgo.

11h20/11h40 – Iniciativas do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, de Nova Friburgo, no contexto da Rede Cegonha – Lúcia Helena de Castro – representante da Rede Cegonha no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro.

11h40/12h30 – Debate com a moderadora Rosane Siqueira, pediatra do Ministério da Saúde (Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis- EBBS) Fiocruz – IFF.

13h – Apresentação do Grupo Condutor da Rede Cegonha de Nova Friburgo/encerramento

Nenhum comentário: