quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Hospital Raul Sertã anuncia mudanças de regras e normas

O Comitê de Gestão da Saúde de Nova Friburgo anunciou uma série de mudanças de regras, quanto ao atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, com o objetivo de humanizar o atendimento para melhor atender aos pacientes, funcionários, acompanhantes e visitantes, As normas foram divulgadas através de uma ordem de serviço e alteram nove procedimentos na unidade, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 13.

As mudanças são:

1- Abertura ao público para acesso interno ao hospital a partir das 11h;

2- A partir de 13 de fevereiro, as visitas poderão ser feitas todos os dias, das 15h às 16h, com direito a dois visitantes;

3- Cada paciente poderá cadastrar dois responsáveis (acompanhantes), com direito de trocá-los duas vezes por semana;

4- A troca de acompanhantes só poderá ser feita no horário autorizado, das 9h às 10h e das 16h às 18h;

5- A entrada e saída de funcionários, acompanhantes e visitantes será somente pela porta principal da unidade;

6- Está vetada a entrada de alimentos nas dependências do hospital; somente com autorização das nutricionistas, as quais ficarão responsáveis pela manipulação dos mesmos;

7- Fica terminantemente proibida a entrada de motoboys nas dependências da unidade; a recepção deverá comunicar o setor que aguarda a entrega;

8- Entrada e saída somente de pacientes autorizados;

9- Pacientes com alta hospitalar devem apresentar a documentação necessária, sendo conduzidos pela enfermagem.

O Blog discorda que tais medidas irão melhorar a vida de pacientes, familiares e funcionários do hospital. Acredita, inclusive, que poderá ocorrer o contrário.

Vejamos:

Quem é que vai pagar os acompanhantes noturnos até às 9h da manhã? Sim, há quem precise e recorra aos acompanhantes pagos. E estes costumam sair às 6h da manhã e a entrarem por volta das 20h, 20h30. A realidade é essa!

Visita todos os dias? Há pacientes que ficam tensos em dias de visita, pela grande movimentação nos quartos, que têm, em média, 6 leitos (camas). Até os funcionários costumam ficar tensos! Terças, quintas,  sábados e domingos parece bastante adequado!

A visitação poderia ser de 1 hora e meia, a fim de evitar atropelos e afobações.

 Ninguém fica internado no Hospital Raul Sertã porque quer, em resumo. O sofrimento é tanto para o paciente, quanto para a família e, muitas vezes, para os profissionais também.  Logo, é preciso amenizar a dor, principalmente, do paciente e da família e não complicar, ainda mais, a vida de todo mundo!

 Alguns dos itens acima são bastante óbvios, enquanto outros prometem causar muita indignação e dor de cabeça aos pacientes e familiares que necessitam estar ali por um tempo.

É preciso ter um olhar técnico para a Saúde do município, com toda certeza, mas sem deixar de lado a sensibilidade e a compaixão aos que recorrem às unidades de saúde do município.

Nenhum comentário: