sábado, 11 de fevereiro de 2017

Prefeito Renato Bravo retorna de Brasília satisfeito com encontros e parcerias em prol de Nova Friburgo

Saúde, Cultura, Agricultura, Educação e Desenvolvimento Econômico estiveram na pauta do chefe do Executivo

O prefeito Renato Bravo retornou bastante animado de Brasília, onde esteve de segunda à quarta-feira, em busca de contatos e recursos que possam beneficiar Nova Friburgo. O chefe do Executivo municipal considerou muito positiva a viagem. 

O governo municipal tem que manter permanentemente esses contatos, pois são de fato importantes para o desenvolvimento de nossa cidade. Esta é uma forma não só de garantir celeridade aos trâmites burocráticos, como também de atrair investimentos e novos recursos para as mais diversas áreas do município”, declarou Renato Bravo.

Entre as boas notícias trazidas da capital federal pelo chefe do Executivo destaca-se o encontro com o senador carioca Eduardo Lopes, que de imediato acatou as sugestões do prefeito Renato, para a liberação de verbas junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que servirão à reforma de escolas e quadras. “Fui muito bem recebido pelo senador e quero iniciar essas obras de reformas nas escolas e quadras municipais ainda este ano”, anunciou Renato.

Foi também através do senador Eduardo Lopes que o prefeito obteve a intermediação necessária junto ao ministro de Desenvolvimento Econômico, Marcos Pereira, que foi convidado a vir até Nova Friburgo para um encontro com o setor empresarial local. Desta forma, Renato Bravo pretende fomentar a exportação de produtos friburguenses. “Isto vai gerar empregos e expor ao mundo os nossos produtos, que têm, sim, preço e qualidade para exportação”, destacou o prefeito

Na pauta de sua viagem, o prefeito também teve uma importante audiência com o ministro da Cultura, Roberto Freire, que gentilmente o recebeu através da solicitação do deputado federal Comte Bittencourt. “Roberto Freire é uma referência no cenário político e cultural deste país e pude apresentar a ele o nosso projeto para os 200 anos de Nova Friburgo, e inclusive convidá-lo a participar de nossas programações. Ele mostrou-se impressionado com a bela história da fundação de Nova Friburgo por imigrantes de dez colônias”, contou Renato, que aproveitou o ensejo e a boa acolhida do ministro para falar sobre a retomada das obras da Praça das Colônias, no Suspiro.
Inclusive, já assinei a liberação para essas reformas nesta quinta-feira”, revelou.


Ainda ao ministro Roberto Freire, o prefeito falou sobre a ideia de construir em Nova Friburgo o Museu de Arte Sacra. “Foi uma ideia que surgiu de conversas que mantenho com o bispo diocesano Dom Edney Gouveia Mattoso, e muito bem vista pelo ministro Roberto Freire. Vamos iniciar os estudos para este projeto, que tem certamente um potencial turístico muito forte”, acrescentou Renato.

Já com a senadora Ana Amélia, o prefeito tratou da relevante participação da mulher na política brasileira e pleiteou verbas para a Agricultura, com ênfase na agricultura familiar, área que Renato Bravo pretende potencializar na região. “Vamos nos encontrar novamente em março para viabilizar as verbas necessárias ao fomento da agricultura friburguense”, afirmou o prefeito.

No encontro com o deputado Hugo Leal, Renato apresentou emendas que beneficiarão Nova Friburgo e ainda solicitou a criação do projeto Maio Amarelo, evento sobre educação e segurança no trânsito. “Queremos disseminar informação sobre segurança no trânsito através de campanhas por toda a cidade, mas também junto aos alunos da rede municipal de ensino”, explicou o prefeito.


Acompanhado pela doutora Michelle Silvares, do Comitê de Gestão da Saúde, Renato Bravo também esteve na Secretaria Nacional de Políticas Públicas, onde ambos receberam orientações sobre as formalidades e etapas a serem cumpridas para a obtenção de verbas.

Já ao deputado Julio Lopes foram reivindicados recursos para a finalização das obras no Hospital Municipal Raul Sertã, especificamente ao que se refere às alas do CTI e Centro Cirúrgico. “Não estou aqui para desperdiçar recursos públicos. Essas obras foram iniciadas e não concluídas, e pretendemos executá-las o mais rápido possível, para que a nossa população possa ser bem atendida de fato”, afirmou Renato.


Renato Bravo também esteve com o deputado federal friburguense Glauber Braga, com quem tem mantido excelente entendimento em prol do município. “Reafirmamos emendas e parcerias, que reforçarão o nosso trabalho em conjunto pela cidade que amamos”, declarou o prefeito.


De sua visita a Brasília nesta semana, vale ainda destacar o encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com quem esteve recentemente no Rio de Janeiro, em busca de mais recursos para sanar as problemáticas questões que envolvem o setor em Nova Friburgo; e sua visita ao Ministério das Cidades, onde firmou a continuidade do excelente trabalho realizado pela equipe técnica japonesa do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides).

O prefeito Renato agradeceu o apoio recebido pela Defesa Civil de Nova Friburgo desde 2011, na formulação de estratégias para monitoramento e controle de deslizamentos de terras em épocas de chuvas fortes, no planejamento de expansão urbana e prevenção e na recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.

Nenhum comentário: