sábado, 25 de fevereiro de 2017

Renato Bravo inaugura uma nova era na administração municipal

Dentre as propostas de governo apresentadas durante sua campanha, Renato Bravo já cumpre, em pouco mais de um mês de sua gestão, algumas das metas previstas por ele e sua equipe de governo para um curto prazo. Além das ações em Saúde, que são muitas e vão ao encontro da população há anos necessitada de uma efetiva assistência no setor, e o corte de mais de R$ 1 milhão nos gastos de carnaval, graças às parcerias estabelecidas junto à iniciativa privada, sem falar na tão reivindicada efetividade da integração plena no transporte público, que já vigora em todo o município, a redução da folha salarial foi logo transformada em prática administrativa.

Tão logo assumiu o mandato à frente do Executivo municipal, Renato Bravo teve como uma de suas metas centrais, o corte de cargos comissionados e o enxugamento da máquina administrativa. Neste sentido, o levantamento finalizado pela Subsecretaria de Recursos Humanos da Secretaria de Administração aponta redução de 30% na folha salarial e o aproveitamento de concursados nomeados em diversas funções, conforme preconiza a Lei Municipal 79/2013. Graças aos ajustes e cortes efetuados em menos de dois meses de governo, o pagamento dos mais de seis mil servidores municipais será efetuado antes do carnaval.

No que se refere aos comissionados, o Governo Renato Bravo mantém a meta reducional, comprovada pelo número de 371 nomeados em janeiro de 2017, contra os 593 do governo anterior, conforme comprovado na folha de dezembro de 2016. No total, essa diferença também é visível: 563 nomeados – observando-se entre concursados e comissionados -, contra os 791 registrados em dezembro pela administração passada.

Deste modo, o Governo Renato Bravo pauta-se, como frisa o próprio chefe do Executivo, “nos princípios constitucionais da Administração Pública, cuja eficiência deve buscar o aperfeiçoamento na prestação dos serviços, mantendo e melhorando a qualidade, mas tendo em vista a economia de despesas”. Trata-se da organização racional dos meios e recursos humanos, materiais e institucionais para a prestação de serviços públicos de qualidade, em condições econômicas de igualdade. 

Prioritário em nossa gestão é o estabelecimento da persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente e participativa”, declarou o prefeito sobre as realizações de seu governo nesse curto período de nova administração.

Para o secretário geral de governo, Bruno Villas Bôas, “a gestão pública precisa reunir austeridade e equilíbrio fiscal para a concretização de uma nova forma de governar. O que fizemos e continuaremos a fazer é nada mais que reduzir cargos em comissão e otimizar os recursos públicos, aliados a uma gestão mais eficiente”.

Os cortes efetuados nos primeiros dias de governo já representam uma economia de R$ 629.675,30 para os cofres públicos. Mais do que reduzir os cargos em comissão, sempre observando a contratação de especialistas técnicos para os diversos setores que assim exigem, a extinção de secretarias, sem comprometer a qualidade dos serviços públicos, é outro bom exemplo de uma administração eficaz. 

Não é necessário que haja diversas pastas, é preciso, sim, que as existentes sejam ocupadas por aqueles que realmente têm competência técnica para fazê-lo. A partir da mão de obra qualificada, vamos modernizar a estrutura e inserir a governança municipal em um novo tempo, alçando a cidade ao patamar qualitativo que de fato merece”, pontuou o secretário geral.

Nenhum comentário: