segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Renato Bravo visita Hemocentro e obras do CTU do Hospital Raul Sertã

Na manhã de sexta-feira, dia 3, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, esteve no Hospital Municipal Raul Sertã, primeiramente no Hemocentro Regional de Nova Friburgo e depois na Central de Tratamento de Urgência (CTU), que passa por reforma completa. O prefeito foi recebido pelo diretor do hospital, Marquinhos Souza, e outros integrantes da equipe, Michelle Silvares, Suzane Meneses, Nélio Fernandes, Manuelle Huguenin e Carla Bayer Mendonça.


CAMPANHA DE DOAÇÃO BEM-SUCEDIDA – No Hemocentro, o prefeito pôde observar o bom movimento de doadores que ali têm comparecido, graças à campanha realizada pela Secretaria de Saúde. Isto porque, está sendo realizado o mutirão de cirurgias ortopédicas, que já beneficiou 19 pacientes no mês de janeiro. Porém, para cada cirurgia são necessárias duas bolsas de sangue. E para que o mutirão não pare, foi desencadeada, de forma bem-sucedida, a campanha de doadores. Renato Bravo esteve com alguns doadores e visitou as dependências do Hemocentro.

Entre os doadores, estava Emerson de Oliveira Souza, de 42 anos, vigia noturno, residente em Córrego D'antas, que atendeu ao chamado da campanha. Para ele, que já é doador habitual, todo cidadão deveria fazer sua doação de sangue, independente de campanhas. “Com o chamado desta campanha, eu resolvi doar mais uma vez. Um pouco de sangue que doamos, ajuda muita gente”, comentou satisfeito.

De acordo com Suzane Menezes, devido à campanha, o número de doadores aumentou substancialmente, mas novos doadores são necessários para manter o estoque do Hemocentro, principalmente, visando o período de carnaval, quando muita gente viaja e o número de acidentes aumenta.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA CTU – Renato Bravo visitou as obras de reforma da CTU, que está sendo adaptado para o sistema de classificação de risco, com salas verde, amarela e vermelha, conforme a gravidade de cada caso. Como a obra da CTU não havia sido concluída, os pacientes mais graves (sala vermelha) ficavam distantes dos médicos. Com a conclusão das obras – agora em andamento – os médicos ficarão mais próximos da sala vermelha, onde ficam os pacientes que requerem maior atenção dos profissionais. Antes, os pacientes graves entravam pelo mesmo lugar dos demais, passando, inclusive, por corredores apertados. Agora já entram direto para a sala vermelha, com sensível melhoria no atendimento.

O prefeito Renato Bravo esteve ainda no segundo e terceiro pisos do prédio, cujas obras terão seguimento tão logo termine o trabalho na CTU.

Nenhum comentário: