quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Reunião do comitê contra mosquito da dengue reforça atenção especial aos pneus

O Comitê de Mobilização Social contra o Aedes aegypti de Nova Friburgo realizou mais uma reunião na manhã de terça-feira, dia 31, no auditório do Centro de Saúde Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Alguns vídeos foram mostrados antes e ao fim da reunião sobre as ações para combate ao mosquito e de conscientização de crianças, jovens e adultos. A reunião foi conduzida pela gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Fabíola Braz Penna, que destacou a questão dos pneus.

Durante o encontro foi frisado que a limpeza e colocação de telas nas caixas de água das residências é de responsabilidade do morador. A Prefeitura somente faz essa atividade em caráter de emergência, para que as doenças não se espalhem. Afinal, caixa de água aberta não é perigosa somente por causa da dengue, pois água contaminada também pode causar outras doenças.

GUERRA AOS PNEUS – A questão dos pneus ao ar livre foi muito debatida durante a reunião. Como o assunto não se esgotou será realizada nova reunião com equipes da Secretaria de Saúde e demais secretarias envolvidas. Mesmo para se encontrar um local destinado ao depósito dos pneus, até o seu destino final.

A próxima reunião do comitê ficou marcada para o dia 21 de fevereiro, às 10h, no auditório do Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Ações reduziram drasticamente casos de dengue já neste mês de janeiro, mas a mobilização precisa continuar.

Fabíola Penna divulgou o número de casos de dengue em Nova Friburgo no mês de janeiro de 2017: 89 notificados e quatro confirmados. Só para se ter uma ideia, em janeiro de 2016 foram notificados 1.383 casos e 813 confirmados. Apesar da redução drástica, Fabíola frisou que é preciso fortalecer as ações e a vigilância tem que ser mantida.

Os casos de zika em grávidas notificados em janeiro de 2017 foram de três, e de chicungunya de um, sendo que nenhum deles ainda foi confirmado.

Nenhum comentário: