quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado

Em seu primeiro mandato no Senado Federal, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito  o novo presidente do Senado, na tarde de quarta-feira (1°), com 61 votos, contra 10 de seu concorrente, o senador José Medeiros (PSD-MT), e outros 10 votos em branco. Eunício havia sido indicado pelo seu partido, o PMDB, que tem a maior bancada da Casa, e ocupará a presidência no biênio 2017-2018.

O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e presidente do Congresso Nacional. É ele quem conduz as sessões conjuntas para a votação de vetos da Presidência da República e para aprovação do Orçamento da União, por exemplo.

A votação se deu por sistema eletrônico, com votos secretos. Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a Presidência do Senado, mas pode haver candidaturas alternativas, como foi a do também governista José Medeiros, vice-líder do governo, que tinha o apoio declarado de senadores como Magno Malta (PR-ES), Lasier Martins (PDT-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF).

Senado elege Mesa para o biênio 2017-2018

Logo após a eleição do senador Eunício Oliveira, foram eleitos os outros integrantes da Mesa para o biênio 2017-2018. Foi apresentada uma chapa única e o processo de votação ocorreu já sob a direção de Eunício. A chapa foi confirmada com 75 votos a favor e apenas quatro contrários — sem abstenções.

Para a Primeira-Vice-Presidência, foi eleito o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) vai ocupar a Segunda-Vice-Presidência.

O senador José Pimentel (PT-CE) foi eleito Primeiro-Secretário — cargo considerado importante por lidar com a parte administrativa e com os contratos da Casa.

Os senadores Gladson Cameli (PP-AC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Zezé Perrela (PMDB-MG) ficaram com a Segunda, Terceira e Quarta-Secretarias, respectivamente.

Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário: