Atividade pretende articular conceitos e práticas da
vigilância em saúde e atenção básica, de forma a aperfeiçoar o processo de
trabalho na área
Dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde
participam do Curso de Vigilância em Saúde na Atenção Básica, oferecido pelo
Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos
(Labmep), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) / Fundação
Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso, com duração de 120 horas, teve início na
terça-feira, 7, e segue até o próximo dia 24 de maio.
O curso é direcionado aos profissionais de nível superior e
médio da área de Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Seu conteúdo busca
articular conceitos e práticas da vigilância em saúde e atenção básica em
âmbito local, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de
trabalho na área de vigilância em saúde.
O curso será dividido em quatro unidades de aprendizagem. A
primeira, com o ‘mapa teórico-conceitual da Vigilância em Saúde’, onde serão
trabalhados os principais aspectos teóricos-conceituais em Vigilância em Saúde,
Território, Sistemas de Informação em Saúde, indicadores básicos em saúde e sua
relação com a Atenção Básica.
A segunda, ‘construindo uma pauta de problemas para a
Vigilância em Saúde’, quando serão realizadas oficinas em subgrupos, com a
seleção prévia de situações problemas, desenvolvidas em conjunto (docentes,
tutores e alunos), onde os profissionais serão estimulados a desenvolver a
construção de uma pauta de problemas de relevância às ações de Vigilância em
Saúde e a pensarem em propostas de intervenção.
Na terceira unidade de aprendizagem, ‘Seminários de Planos
de Intervenção Local’, os profissionais, organizados em dupla/trio, irão
apresentar seus trabalhos finais, feitos com base na realidade de cada
município: a caracterização de um problema eleito, sua territorialização,
análise da situação de saúde e elaboração de estratégias para intervenção
baseado nas ações de Vigilância em Saúde.
Por fim, a quarta e última unidade de aprendizagem será a
‘Formação de Multiplicadores’, quando o foco central será na instrumentalização
dos estudantes do curso para sua posterior atuação enquanto multiplicadores da
proposta desse curso em suas realidades intramunicipais.
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