quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde retoma edital do ano passado e autoriza reforma na lavanderia do Hospital Raul Sertã

Lavanderia terá que passar por adequações físicas, de alteração de fluxos e maquinário, para voltar a funcionar de maneira adequada, sem colocar em risco pacientes e funcionários da unidade

Desde o ano passado já havia laudo determinando a interdição da lavanderia. De acordo com Michelle Silvares, também já existia um edital com a verba separada para realizar o serviço, o que não havia sido feito. “Qual foi a agilidade que nós tivemos? Todos os processos que estavam parados desde a gestão anterior, e que tivessem impacto dentro da assistência, tanto da parte de segurança quanto de qualidade, nós retomamos para conseguir manter um trabalho de forma segura e mais tranquila. Então, esse processo foi retomado agora para que a gente consiga colocar a lavanderia o mais rápido possível dentro das adequações da Anvisa, de forma a diminuir os riscos de infecção na unidade hospitalar”, acrescentou Michelle.

Ainda de acordo com a subsecretária hospitalar, a lavanderia terá que passar por adequações físicas, além de alteração de fluxos e maquinário, para voltar a funcionar de maneira adequada e sem colocar em risco de contaminação pacientes e funcionários da unidade. “Hoje o grande problema das unidades mais antigas, e isso não é uma característica só do Raul Sertã, é o fluxo cruzado. O que é isso? Tudo que é sujo, contaminado, passa pelo que é limpo. Antigamente, não havia essa preocupação. Então, uma das principais adequações é a estrutura física, para que o sujo entre por um lugar e o limpo saia por outro, sem que eles se esbarrem durante esse processo, além da adequação do maquinário, que é muito antigo”, ponderou a Michelle Silvares.

Nenhum comentário: