Administração atual contornou problemas herdados da gestão
passada
Nos
últimos dias, uma enxurrada de ofícios chegou ao Setor de Protocolos da
Prefeitura de Cordeiro. Neles, munícipes reclamam da deficiência nos serviços
de Identificação Civil prestados no Posto do Detran/RJ, feitos através de
convênio entre a Administração Municipal e a instituição estadual.
O secretário de Administração, André Mion, desvendou os
focos do problema, que segundo ele, são reflexos do que ocorreu na gestão
passada, quando o atendimento deficitário prejudicou munícipes, que não
conseguiam adquirir a identidade e chegavam a se deslocar a outros municípios, como
Cantagalo e Bom Jardim, para obterem o documento. “Recebemos do Detran informações
sobre o encerramento do convênio. Desde então, passamos a tratar o caso como
prioridade para resolvê-lo”, esclareceu Mion.
No convênio, a Prefeitura de Cordeiro sedia imóvel,
infraestrutura e duas servidoras para atender nos serviços de identificação. Em
contrapartida, o Posto do Detran oferecia serviços referentes a veículos e
habilitações. Ofício foi protocolado junto ao Detran para a municipalidade
tomar ciência sobre o que não estava sendo cumprido numa parceria fundamental.
“Nesse meio tempo, o posto ficou desguarnecido quanto à emissão de carteira de
identidade, mas com a resposta rápida, ficamos sabendo que o rompimento do
convênio aconteceu porque as duas funcionárias designadas pela gestão passada
não cumpriam os horários estabelecidos no convênio, deixando o posto descoberto
de atendimento. Além disso, como o Detran já realiza serviços de habilitação
por prestadores, e de veículos com funcionários do órgão no imóvel cedido pela
Prefeitura. Assim, a DIC prestará seus serviços aos munícipes por meio de
prestadores contratados”, explica o secretário de Administração.
Controlador que gere no interior 19 postos do SAT – Serviço
Auxiliar de Trânsito – Paulo Henrique se deslocou de Petrópolis a Cordeiro, na
quinta-feira, 2, e se reuniu com a vice-prefeita Maria Helena e o secretário
André Mion. Como solução, trouxe a nova funcionária, que recolocará os serviços
de Identificação Civil em dia. Outra profissional será treinada e incorporada à
equipe para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços e o que é melhor, com
o Detran arcando com os salários, retirando dois encargos da administração e
gerando economia à mesma.
Satisfeito pela receptividade e boa vontade da
vice-prefeita, ratificando o compromisso entre Prefeitura e Detran, Paulo
prometeu para Cordeiro alguns projetos sociais. Num deles, seria marcada uma
data num bairro, que receberia serviços de Identificação Civil, com carteiras
de identidade sendo entregues em quatro dias. A contrapartida se daria com
ações de saúde, cultura e esporte, nos moldes de uma ação global, em benefício
da comunidade. “Conseguimos resolver mais um problema que herdamos. Com
responsabilidade e respeito ao povo, a tendência é caminharmos na direção da
retomada do progresso em nossa cidade”, garante a vice Maria Helena.
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