sábado, 4 de fevereiro de 2017

Serviços de Identificação Civil são normalizados em Cordeiro

Administração atual contornou problemas herdados da gestão passada  

Nos últimos dias, uma enxurrada de ofícios chegou ao Setor de Protocolos da Prefeitura de Cordeiro. Neles, munícipes reclamam da deficiência nos serviços de Identificação Civil prestados no Posto do Detran/RJ, feitos através de convênio entre a Administração Municipal e a instituição estadual.

O secretário de Administração, André Mion, desvendou os focos do problema, que segundo ele, são reflexos do que ocorreu na gestão passada, quando o atendimento deficitário prejudicou munícipes, que não conseguiam adquirir a identidade e chegavam a se deslocar a outros municípios, como Cantagalo e Bom Jardim, para obterem o documento. “Recebemos do Detran informações sobre o encerramento do convênio. Desde então, passamos a tratar o caso como prioridade para resolvê-lo”, esclareceu Mion.

No convênio, a Prefeitura de Cordeiro sedia imóvel, infraestrutura e duas servidoras para atender nos serviços de identificação. Em contrapartida, o Posto do Detran oferecia serviços referentes a veículos e habilitações. Ofício foi protocolado junto ao Detran para a municipalidade tomar ciência sobre o que não estava sendo cumprido numa parceria fundamental. 

Nesse meio tempo, o posto ficou desguarnecido quanto à emissão de carteira de identidade, mas com a resposta rápida, ficamos sabendo que o rompimento do convênio aconteceu porque as duas funcionárias designadas pela gestão passada não cumpriam os horários estabelecidos no convênio, deixando o posto descoberto de atendimento. Além disso, como o Detran já realiza serviços de habilitação por prestadores, e de veículos com funcionários do órgão no imóvel cedido pela Prefeitura. Assim, a DIC prestará seus serviços aos munícipes por meio de prestadores contratados”, explica o secretário de Administração.

Controlador que gere no interior 19 postos do SAT – Serviço Auxiliar de Trânsito – Paulo Henrique se deslocou de Petrópolis a Cordeiro, na quinta-feira, 2, e se reuniu com a vice-prefeita Maria Helena e o secretário André Mion. Como solução, trouxe a nova funcionária, que recolocará os serviços de Identificação Civil em dia. Outra profissional será treinada e incorporada à equipe para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços e o que é melhor, com o Detran arcando com os salários, retirando dois encargos da administração e gerando economia à mesma.


Satisfeito pela receptividade e boa vontade da vice-prefeita, ratificando o compromisso entre Prefeitura e Detran, Paulo prometeu para Cordeiro alguns projetos sociais. Num deles, seria marcada uma data num bairro, que receberia serviços de Identificação Civil, com carteiras de identidade sendo entregues em quatro dias. A contrapartida se daria com ações de saúde, cultura e esporte, nos moldes de uma ação global, em benefício da comunidade. “Conseguimos resolver mais um problema que herdamos. Com responsabilidade e respeito ao povo, a tendência é caminharmos na direção da retomada do progresso em nossa cidade”, garante a vice Maria Helena.  

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