quinta-feira, 16 de março de 2017

Central de Regulação acaba com filas de madrugada nos postos de saúde

Conforme anunciado na última semana pelo Comitê de Gestão da Saúde, começou a ser implementada na quarta-feira, 15, em Nova Friburgo, a Central de Regulação, que pretende organizar e dinamizar a marcação de consultas e exames em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A partir de agora todo esse processo será informatizado, criando uma fila única de pacientes.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde dará fim às filas nos postos durante a madrugada, algo que anos a fio é alvo de constantes reclamações da população de Nova Friburgo. A marcação de consultas e exames pode ser feita de segunda à sexta, das 7h às 17h.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde identificou cerca de cinco mil exames que estavam há anos arquivados. Desses, cerca de três mil já foram agendados desde o último dia 22 de fevereiro. Outros dois mil exames ainda aguardam agendamento, o que será feito já nas próximas semanas, de acordo com a urgência de cada caso.

Todas as vagas disponíveis em todos os postos de saúde

Na prática, o paciente vai poder acompanhar perto de sua casa, o agendamento das consultas e exames. Ele vai ter mais agilidade na marcação de exames e os casos graves terão prioridade, para que sejam agendados no devido tempo. O paciente não precisa mais procurar de unidade em unidade o seu tratamento. Todas as vagas estarão disponíveis em todos os postos de saúde”, destacou Iandara Moura, gerente da Central de Regulação.

A Central de Regulação não aumentará o número de vagas oferecidas, mas efetivamente usará todas as vagas de maneira mais adequada, aumentando a eficiência do sistema e evitando encaminhamentos indevidos. Todos os pacientes que forem marcar exames serão avaliados por uma equipe de acolhimento, que classificará os pacientes em quatro níveis: vermelho (quando o exame deverá ser realizado em até 30 dias), amarelo (até 60 dias para realizar o exame), verde (até 90 dias) e azul (quando não há urgência).

Antes, o paciente se consultava nas unidades de saúde, ia ao Hospital Municipal Raul Sertã com o pedido do exame e entregava na central. Voltava após alguns dias, pegava o exame autorizado e levava para marcar no local de realização do exame, o que demandava dias e às vezes semanas, de maneira desnecessária. Isto, quando chegavam a ser realizados. Agora, o paciente é atendido nas Unidades Básicas de Saúde e faz a marcação do exame.

Vamos começar a desafogar o Raul Sertã, a UPA e a Maternidade e deixá-los cumprirem suas funções, que é de atendimento secundário e terciário. É nos postos de saúde que a pessoa tem que fazer o acompanhamento, porque a pressão dela está alta, por exemplo. Ela não precisa ir ao Raul Sertã. Por isso temos que investir nas unidades básicas. Temos que garantir ao usuário que ele consiga ser atendido nos postos de saúde, para que a gente consiga melhorar a qualidade de vida da população friburguense”, afirmou a secretária interina de Saúde e integrante do Comitê de Gestão da Saúde, Michelle Silvares.

Durante toda a manhã de quarta-feira, 15, equipes da Prefeitura acompanharam o primeiro dia de funcionamento da Central de Regulação. A secretária interina de Saúde, Michelle Silvares, a integrante do Comitê de Gestão da Saúde, Suzane Menezes, e a gerente da Central de Regulação, Iandara Moura, estiveram nos postos de saúde auxiliando os pacientes e servidores, treinados para tal atendimento desde o dia 2 de março. 

No Posto de Saúde Dr. Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, as pessoas foram orientadas e saíram satisfeitas. O mesmo foi feito no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, e também no Posto de Saúde da Rua Xingu, no Alto de Olaria. Nesses três locais, a iniciativa alcançou o devido êxito em seu primeiro dia de implementação.

Nenhum comentário: