quinta-feira, 9 de março de 2017

Prefeitura lança Comissão de Regularização Fundiária na próxima segunda-feira

O governo Renato Bravo dará na próxima semana um importante passo no cumprimento de mais uma promessa de campanha. Será lançada oficialmente na segunda-feira, 13, às 17h, na Sala do Empreendedor, a Comissão de Regularização Fundiária, presidida pelo vice-prefeito Marcelo Braune.

As pessoas interessadas em regularizar seus terrenos e imóveis (comerciais ou residenciais) serão inscritas no cadastro municipal e receberão o número de inscrição imobiliária, tanto como titular de domínio por alguma escritura que esteja irregular em termos de IPTU, as pessoas que nem têm IPTU de seus imóveis, ou até aquelas que possuem apenas a posse do imóvel. O cidadão ficará com sua situação regularizada junto à Prefeitura e o número de inscrição vai entrar no código logradouro do município. Com isso, o cidadão terá o CEP de seu imóvel e a possibilidade de receber correspondências em casa.

Para o cidadão, o principal é o sentido de cidadania, já que ele sai da informalidade passando para a formalidade. E a partir disso, quando o cidadão tem sua inscrição no IPTU, ele exerce sua cidadania. As pessoas vão poder ligar a luz e a água corretamente, formalmente, sem precisar se valer de uma informalidade para ter acesso a esses serviços essenciais. Já para a municipalidade é mais uma arrecadação, mesmo que seja pequena. A população mais carente não precisa se preocupar, porque será uma cobrança simbólica. E, mesmo que seja pouquinho, serão mais pessoas contribuindo para o bem de todos”, destacou o vice-prefeito e presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Marcelo Braune.

Ainda de acordo com Marcelo Braune, além de gerar uma receita muito boa para a Prefeitura, a Comissão de Regularização Fundiária terá um efeito dominó, porque vai gerar outras receitas, como alvarás nas áreas de comércio, ISS nas áreas de prestação de serviço, além da possibilidade de maiores transações imobiliárias. Uma sequência de recursos que a Prefeitura terá para aumentar a arrecadação e fazer mais pelos munícipes.

Nenhum comentário: