segunda-feira, 13 de março de 2017

Secretário de Cordeiro tenta intercâmbio com Além Paraíba

Defesa Civil estuda implantação da Guarda Mirim no município

Algumas cidades de Minas Gerais estão bem próximas de outras que integram o Estado do Rio de Janeiro. Contudo, embora sempre tenha sido notória a política da boa vizinhança e o convívio cooperativo entre as populações, nem sempre existem ações de integração governamental entre elas, algo que talvez seja explicado por serem de estados distintos, embora possuam culturas semelhantes.

E visando quebrar esse paradigma e promover um intercâmbio que se converta em benefício de crianças e jovens cordeirenses, o secretário de Defesa Civil de Cordeiro, Ailton Taveira, que também responde interinamente e sem ônus pela Secretaria de Trânsito, conheceu um projeto que há anos vem sendo realizado com sucesso em Além Paraíba, município mineiro localizado há 55 quilômetros de Cordeiro.

No último dia 6, acompanhado do diretor de Operações da Defesa Civil, Luan Feijó, e do agente de Defesa Civil, Roberto Alves, Taveira fez uma visita à Associação da Guarda Mirim de Além Paraíba (AGMAP). O objetivo foi conhecer melhor os trabalhos executados através da Guarda Mirim. “Conheci essa ação e fiquei impressionado. Trata-se de um trabalho que vem gerando resultados positivos há mais de três décadas”, relata o secretário.


Durante o encontro, Ailton pôde conhecer detalhes sobre o funcionamento da instituição, sua atuação social e seu regimento interno. “A partir desse conhecimento, passaremos aos estudos técnicos na tentativa de implantar esse modelo em Cordeiro. Fomos muito bem recebidos e já conseguimos uma parceria que irá nos auxiliar na implantação da Guarda Mirim no município”, confirmou animado Taveira.      

Outra coisa que deixou o secretário cordeirense empolgado foi o entusiasmo e profissionalismo dos gestores e funcionários da AGMAP, além do excepcional trabalho social desempenhado. Atualmente, a instituição possui 53 funcionários. São jovens aprendizes, com idade entre 16 e 18 anos, que possuem carteira assinada e ingressam no mercado de trabalho por intermédio do Programa Primeiro Emprego.

Eles têm os rendimentos escolares avaliados, notas, disciplina e frequência escolar fiscalizados, recebem palestras ao longo do ano, com temas como DST; Política, Direitos Políticos e Cidadania; Combate a Incêndio e Primeiros Socorros; Drogas e seus Efeitos Físicos e Jurídicos. Além disso, têm acesso gratuito a cursos de informática e campeonatos esportivos internos. Em nome de nossa secretaria, agradeço a receptividade e o início de uma parceria que poderá trazer bons frutos para Cordeiro, especialmente para nossos jovens”, declarou Ailton Taveira após a reunião.

Nenhum comentário: