terça-feira, 18 de abril de 2017

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe já começou em Nova Friburgo

A campanha contra a gripe teve início nesta segunda-feira, 17 de abril, e vai até o dia 26 de maio em Nova Friburgo. A vacina contra a Influenza já está disponível nas unidades de saúde, em regime de escala, para que toda a demanda do município seja atendida em consonância com o prazo determinado. A Secretaria de Saúde esclarece que não há intervalo mínimo entre a vacina contra a febre amarela e a vacina contra a gripe.

Para a vacinação contra a gripe, este ano o Ministério da Saúde definiu um grupo prioritário para dar início à campanha – os profissionais da área de saúde. Além deste, em Nova Friburgo também farão parte do grupo, os professores das redes pública e particular. Para tanto é necessário comprovação de que o servidor atua nos referidos setores. Sendo assim, nesta primeira semana, de 17 a 20 de abril, será vacinado apenas este grupo.

Posteriormente, a vacinação se estenderá a outros públicos – crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto, com comprovação); idosos acima de 60 anos; portadores de condições especiais; doentes crônicos (conforme indicações do Ministério da Saúde e mediante receita médica); e profissionais do sistema prisional.

A partir do dia 24 de abril, então, além da continuidade aos professores da rede pública e particular (mediante comprovação) e trabalhadores da área de Saúde (redes pública e particular, com comprovação), os demais grupos serão contemplados. As cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como as de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) atenderão à população em regime de escala pré-determinada pela coordenação de imunização e também das unidades, conforme a demanda apresentada.

Em Nova Friburgo, além das cinco unidades básicas de saúde, a campanha se estenderá durante esta semana pelos hospitais, com vacinação aos profissionais da área. 

A vacina contra a Influenza está acontecendo esta semana, de segunda a quinta-feira, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Centro; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria; no Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; na UBS José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que na UBS do Cordoeira o atendimento será feito apenas às terças e quartas-feiras.

Nenhum comentário: