quarta-feira, 19 de abril de 2017

Encontro reúne integrantes do Cis-Serra

Secretário de Saúde do Estado e deputado federal marcam presença

O prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, a vice-prefeita, Maria Helena, e a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, participaram na segunda, 17, em Bom Jardim, da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra). Criado em 2004, a entidade reúne os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.


Dentre os objetivos da instituição, destaca-se o intuito de unir as administrações em torno dos ideais que garantam as ações de saúde, incluídas a compra de insumos e a prestação de serviços. O Cis-Serra tem primado pela manutenção de uma proposta conjunta para debater questões de Saúde Pública em termos regionais, tentando minimizar as dificuldades comuns e resolver problemas considerados fundamentais para oferecer às populações atendimento eficiente e uma melhor qualidade de vida.

Batatinha disse que a reunião foi produtiva, pois vieram à tona temas como arrecadação de verbas cuja finalidade é agilizar os trâmites burocráticos, que em determinados momentos desaceleram a liberação de recursos, e, consequentemente, facilitar a vida dos municípios do consórcio. “Precisamos manter o foco, trazer para a discussão assuntos que promovam o fortalecimento do consórcio e aumentem os benefícios para nossas populações”, enfatizou o prefeito de Cordeiro.

Presentes ao encontro, o deputado federal Hugo Leal – que coordena a bancada do Rio de Janeiro em Brasília – e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira, puderam conhecer as demandas dos 16 municípios do Cis-Serra. “Debater a situação da saúde na região é essencial. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar a atuação da bancada fluminense na Câmara e o planejamento da Secretaria de Estado de Saúde para os municípios que integram o consórcio”, explicou o parlamentar.

Hugo Leal destacou ainda que a bancada fluminense destinou emenda parlamentar conjunta de R$ 194 milhões para custear unidades de saúde, como hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em 2017. “Quero apresentar a situação de outras emendas destinadas à saúde e ainda não liberadas para a Região Serrana”, explicou Leal aos prefeitos e secretários de Saúde presentes ao encontro.

O secretário estadual de Saúde defendeu a união dos gestores diante dos desafios a serem superados para a melhoria dos serviços de saúde para a população. “Creio que ninguém resolve nada sozinho. É fundamental que vocês atuem juntos. Decisões regionais devem ser tomadas em ações conjuntas em prol do atendimento que precisamos oferecer às pessoas”, colocou Luiz Antônio Teixeira.

Nenhum comentário: