sexta-feira, 14 de abril de 2017

Equipe da Secretaria de Políticas sobre Drogas visita instalações do novo Degase

Na última semana, o secretário municipal de Políticas sobre Drogas, Daniel Lage, e equipe, realizaram uma visita às instalações do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), com o objetivo de buscar o fortalecimento das diversas atividades no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente, CRIAAD – Nova Friburgo.

Na oportunidade, foram recebidos pela diretora da unidade, Maria Francisca Alves, e seu grupo de trabalho, que explanaram sobre a história do CRIAAD – Nova Friburgo, inaugurado no ano de 1988 e reinaugurado em 2012, com a missão de executar medidas socioeducativas de semiliberdade impostas pelo poder judiciário aos jovens autores de ato infracional.

Com uma nova roupagem, o projeto implementado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas no campo da prevenção, e orientado pelas estratégias de Redução de Danos (RD), o projeto envolve a utilização de medidas que visam diminuir os danos provocados pelo uso das drogas.

De acordo com os especialistas, mesmo quando os indivíduos não pretendem ou não conseguem interromper o uso dessas substâncias, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa podem desfrutar de atividades culturais, recreativas e musicais como eixo primordial para que se reduza os agravos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, dentre eles, a questão da violência, abandono escolar e dependência química.

Os jovens que aderiram à iniciativa, atualmente vislumbram a possibilidade de uma nova trajetória. O fato demonstra que o trabalho desenvolvido cumpre o papel de chamar à reflexão sobre comportamento e opções de vida, o que torna a proposta bastante positiva, pois aponta caminhos para uma vida saudável.

Nenhum comentário: