segunda-feira, 3 de abril de 2017

Prefeitura controla gastos de combustível e finaliza compra de gasolina e diesel para os próximos seis meses

Secretário de Infraestrutura e Logística, Angelo Jaquel
Combustíveis serão fornecidos pela Petrobras Distribuidora S/A, ao custo total de R$ 1.226.784,00
A Secretaria de Infraestrutura e Logística finalizou recentemente o processo licitatório para a compra de combustíveis, objetivando suprir a frota de veículos e máquinas da municipalidade pelos próximos seis meses.

Com isso, o Executivo municipal garantiu a compra de 220 mil litros de óleo diesel, 120 mil litros de gasolina, além de 32 embalagens de arla (reagente usado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel). Os combustíveis serão fornecidos pela Petrobras Distribuidora S/A, ao custo total de R$ 1.226.784,00.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística, responsável por conduzir o processo, informa que o litro do óleo diesel será adquirido por R$ 3,391; da gasolina por R$ 3,980 e o da arla por R$ 63,28.

A estimativa foi baseada em dados reais, já que o município passou a controlar o gasto diário de combustível. Com isso, temos como prever de forma estimada o gasto por secretaria. Além disso, estabelecemos cotas de combustíveis para cada veículo e roçadeira, de forma que não seja prejudicado o fornecimento dos serviços. Para o próximo certame teremos dados de uma amostragem maior, o que vai nos garantir informação mais precisa dos gastos de cada secretaria”, destacou Angelo Jaquel, secretário municipal de Infraestrutura e Logística.

Para auxiliar no controle de consumo de combustível da Prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura e Logística elaborou um gráfico detalhando os gastos com diesel e gasolina por cada secretaria. A pasta de Obras, por exemplo, é a que mais consome óleo diesel. O consumo é justificável, porque a secretaria conta com diversas máquinas e caminhões de pequeno e grande portes realizando serviços por toda Nova Friburgo. 

Já o maior consumo de gasolina é da Secretaria Municipal de Saúde, que possui dezenas de veículos para realizar o transporte de pacientes, servidores, insumos e materiais. 

Tudo agora está sendo controlado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, que pretende reduzir custos e dar mais transparência aos gastos públicos.

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