domingo, 16 de abril de 2017

Seminário com foco no desenvolvimento do Turismo regional é realizado em Carmo

Com o tema: “Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda” o seminário realizado pelo Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Carmo, atraiu dezenas profissionais e empresários locais, além de produtores rurais ligados ao segmento, que se reuniram no último dia 10, para discutirem ações em prol do desenvolvimento das atividades de caráter turístico e afins na cidade.

O evento, que aconteceu no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco (Praça Princesa Izabel, nº 92 – Centro / Carmo), também contou com a participação do prefeito de Carmo, Paulo Cesar Ladeira; da coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp; do secretário municipal de Turismo, Valmiro Rolim; e dos empresários de Turismo Rural da região: Mezak Couto (um dos principais incentivadores do programa: “Caminhos do Imperador” e do festival do Feijão), Nathália Peixoto (Cachaça Sinhá Brasil e Fazenda Boa Sorte, de Sumidouro).


O objetivo do encontro foi sensibilizar a comunidade do Carmo que atua, ou pretende atuar, no segmento de Turismo Rural, sobre sua importância para o desenvolvimento econômico da região, levando em consideração que essa atividade é uma das grandes potencialidades do município.

Além disso, outra meta foi incentivar profissionais de outros segmentos como: Artesanato, Hotelaria, Comércio e Serviços, Fazendas, Agricultores e Gastronomia a interagirem e interligarem suas ações para fortalecer e tornar mais competitivas as atividades turísticas na cidade.

Essa foi uma demanda identificada pela Administração Municipal do Carmo, que pretende organizar o setor, para aproveitar as oportunidades que surgem com esse tipo de atividade. Por isso a realização de um seminário desta natureza é tão importante. O evento se destacou como ação de abertura e lançamento oficial do projeto ‘Turismo Rural’, que será desenvolvido em Carmo”, destacou a coordenadora do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, que lembrou que o projeto já foi aderido em municípios como Cantagalo, Trajano de Moraes, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

O seminário: “Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda”, foi composto por quatro palestras: “As ações do Sebrae incentivando o Turismo” (de Janimary Pecci – consultora); “O Turismo Rural em Barra dos Passos – Restauração” (de Claudio Moraes, empresário); “Do produto ao Turismo de Experiência – Valorização Local” (Nathália Peixoto) e “A Cultura Rural e a valorização da comunidade – Envolvimento” (de Mezak Couto).

Casos de sucesso

Os empresários Nathália Peixoto (Sumidouro) e Mezak Couto (Cantagalo) expuseram suas experiências de sucesso nas atividades que desenvolveram em prol do Turismo em suas cidades.

Nathália mostrou, por meio de imagens e vídeos, a organização de sua proposta de experiência turística que leva o selo de “Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial”. Ela destacou a importância em se valorizar a riqueza histórica de Sumidouro e, ao mesmo tempo, oferecer produtos e identificar fortes pontos turísticos locais para promover uma experiência diferenciada aos turistas.

Já Mezak foi além de falar sobre sua experiência frente ao circuito de turismo “Caminhos do Imperador”, em Cantagalo e do Festival do Feijão, que neste ano chega a sua terceira edição. Ele citou as dificuldades encontradas para iniciar as atividades turísticas no município e abordou também o lado positivo, como estudar a história que envolve sua cidade e dela extrair conteúdo para melhoria da atividade turística local.

Mezak também falou da importância da elaboração de um bom planejamento e da capacidade de observar e se basear em experiências de sucesso, como a integração entre artesanato, manifestação cultural e produtos agropecuários, para potencializar ações e agregar valor às atividades turísticas por meio da produção local associada ao Turismo.

Ao final do evento, os empresários participantes demonstraram entusiasmo com o que foi exposto no seminário “Em tempos de crise, o Turismo como gerador de renda” e se comprometeram a organizarem um grupo de trabalho para tornar Carmo um município-referência em relação ao Turismo Rural.

Nenhum comentário: