(Via Unidos pelos Direitos Humanos): Os direitos humanos estão
baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. A sua suposição fundamental
é que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com
dignidade. Estes são chamados direitos humanos, porque são universais. Enquanto
as nações ou grupos especializados usufruem dos direitos específicos que se
aplicam só a eles, os direitos humanos são os direitos aos quais todas as
pessoas têm direito, não importa quem sejam ou onde morem, simplesmente porque
estão vivos.
Muitas pessoas, quando lhes pedem para citarem os seus
direitos, apenas enumeram a liberdade de expressão e de crença e talvez um ou
dois mais. Não há dúvida que estes são direitos importantes, mas o alcance
total dos direitos humanos é muito amplo. Significam a opção e a oportunidade.
Significam a liberdade de conseguir um trabalho, adotar uma carreira, escolher
um parceiro e criar crianças. Incluem o direito de viajar livremente e o
direito ao trabalho remunerado sem perseguição, abuso e a ameaça de ser
despedido de forma arbitrária. Eles até abarcam o direito ao lazer.
Em eras passadas, não havia direitos humanos. Depois, surgiu
a ideia de que as pessoas deveriam ter certos direitos. E essa ideia, no final
da Segunda Guerra Mundial, resultou finalmente no documento chamado Declaração
Universal de Direitos Humanos e nos trinta direitos a que todas as pessoas têm
direito.
Do Blog: A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem 30 artigos. O artigo 26 trata do Direito à Educação! E seus incisos completam:
Do Blog: A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem 30 artigos. O artigo 26 trata do Direito à Educação! E seus incisos completam:
1. Todas as pessoas têm direito à educação. A
educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar
fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional
deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a
todos em plena igualdade, em função do seu mérito.
2. A educação deve ser dirigida ao pleno
desenvolvimento da personalidade humana e ao fortalecimento do respeito pelos
direitos do homem e das liberdades fundamentais.
3. Os pais têm prioridade de escolher o tipo de
educação que deve de ser dada aos filhos.
Ou seja, o seio familiar (seja ele composto da maneira que for, cada um traduza para a sua realidade) é que vai escolher o tipo de educação que o filho terá. Não é nenhuma escola, nenhum partido, nenhuma religião, que dirá o tipo de educação a ser aplicada a uma criança. Nunca é demais lembrar que, a escola ensina, não doutrina, e quem educa são os pais!
Ou seja, o seio familiar (seja ele composto da maneira que for, cada um traduza para a sua realidade) é que vai escolher o tipo de educação que o filho terá. Não é nenhuma escola, nenhum partido, nenhuma religião, que dirá o tipo de educação a ser aplicada a uma criança. Nunca é demais lembrar que, a escola ensina, não doutrina, e quem educa são os pais!
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