domingo, 28 de maio de 2017

Comissão de Regularização Fundiária da Prefeitura entrega primeiros documentos para friburguenses que buscam legalização de terrenos e imóveis

Therezinha de Jesus Monteiro e Dalmo Lopes Gualberto foram as primeiras pessoas a receberem os seus documentos de inclusão no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Nova Friburgo, dos 256 atendimentos já realizados pela Comissão de Regularização Fundiária do Governo Renato Bravo.  Outros 81 processos estão em tramitação.


Criada em 13 de março e desde então presidida pelo vice-prefeito Marcelo Braune, a Comissão busca criar facilitadores para que as pessoas tenham suas casas, moradias ou terrenos registrados e legalizados.

Dalmo Lopes contou que tinha comprado um terreno e que não tinha sobrado dinheiro para que ele desse entrada no processo de escritura. Por 29 anos, ele permaneceu com a promessa de compra e venda, apenas com um recibo entre as partes em mãos. Porém, a proprietária do terreno faleceu e coisa se complicou. Segundo disse, depois da criação da Lei 90 de 2014, de regularização de imóveis, Dalmo viu a possibilidade de resolver a sua questão. Mas a referida lei ainda precisa ser reeditada pela Câmara. Então Dalmo encontrou na criação da Comissão de Regularização Fundiária a forma de legalizar a sua posse no terreno.

A surpresa de Dalmo, segundo disse, foi a celeridade do processo. Ele deu entrada no dia 3 de maio e antes do fim do mês já está com o documento de inclusão no IPTU em suas mãos: “Nunca vi eficiência e rapidez tão grandes”, atestou.

O caso de Therezinha de Jesus era mais antigo e se arrastava há 46 anos. Por isso mesmo, ela não se conteve de emoção, logo transformada em lágrimas de alegria ao receber o telefonema da Prefeitura para retirar o seu documento de inclusão no IPTU. “Eu estava sem dormir, preocupada, mas agora aliviei minha cabeça”.


Muitas emoções em um só dia: defensora da causa animal, dona Therezinha conhece o prefeito Renato Bravo, que lhe garante que transformará Nova Friburgo em "Cidade Amiga dos Animais"

Além de receber o título de posse de seu imóvel, sonho acalentado por longos 46 anos, Dona Therezinha realizou um outro grande desejo: conhecer o prefeito Renato Bravo.

Tão logo soube do fato, o chefe do Executivo municipal foi conhecer dona Therezinha, posando com ela para fotos e ouvindo uma reivindicação da cidadã: que ele protegesse os animais da cidade. 

Dona Therezinha, que é declaradamente devota da causa animal, ficou muito satisfeita ao saber pelo próprio Renato do projeto "Nova Friburgo, cidade amiga dos animais", que terá como símbolo o Cão Sentado, cartão-postal do município. 

"Estou muito emocionada em conhecer o senhor, prefeito Renato. Sou muito sua fã e sabendo agora que o senhor é defensor dos animais serei eternamente grata a esse governo", declarou dona Therezinha, abraçando o chefe do Executivo.

Nenhum comentário: