quarta-feira, 10 de maio de 2017

Oficina de Flauta da LBV transmite bons valores às crianças

O contato com a música melhora o comportamento das crianças, desenvolve a memória e transmite bons valores

Em Nova Friburgo, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), oferece, gratuitamente, o programa Criança: Futuro no Presente!. Esse programa contribui para que crianças e adolescentes de 6 a 15 anos desenvolvam suas habilidades e potencialidades em um ambiente cujos pais possam deixá-los em segurança.

Uma atividade que é muito apreciada por todos os atendidos é a Oficina de Musicalização e de Flauta doce, voltada para a área de Arte e Cultura. Ao mesmo tempo que é um elemento lúdico, é de igual modo utilizado para desenvolver a expressão corporal e ainda, transmitir conhecimentos e bons valores, como o espírito de união e companheirismo.  


Através da Oficina de Flauta é trabalhada também a inclusão social. Ela atua como um elemento transformador, pois ao contato com a música, as crianças melhoram o comportamento, a postura, a educação, ficam mais calmas, desenvolvem a memória, e isso é percebido pela própria família em casa”, explica o educador social Marcelo da Graça, licenciado em Música.

Apresentações ao público

Com muito esforço e empenho, os pequenos musicistas vêm se apresentando nos eventos internos e alguns externos. A partir da evolução dos oficineiros, o educador foi ensinando outros instrumentos, além da flauta. Recentemente, em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro (19 de abril), o grupo musical se apresentou para os representantes do Tiro de Guerra, com canções regionais, cantigas de roda, baião e a música Asa Branca, com arranjo de três vozes e percussão.  


Ganhamos uma escaleta, de doação, que é instrumento de sopro e alguns instrumentos de percussão. Nesses dois anos de trabalho na LBV, acho que esse foi o auge da nossa atividade musical.  É tão bom ver as crianças bem envolvidas, dedicadas, comprometidas com as atividades e propostas no dia a dia, para desenvolver as habilidades das mesmas. As crianças retribuem, são muito participativas e gratas por tudo que a LBV oferece a elas”, concluiu o educador da LBV, Marcelo da Graça. 

Weverton da Silva Oliveira Correia,12 anos, se diverte e aprende ao mesmo tempo: “ a gente se diverte, joga bola, faz atividades, tem aula de flauta que eu gosto muito. Aprendi a tocar o que não sabia, me apresento nas festas. Eu não tenho mais minha mãe, mas minha tia trabalha e me traz aqui, pra LBV todos os dias”.

Outro atendido Fabiano Cristiano Corrêa Gonçalves, 12 anos, sente-se feliz por participar das atividades: “ toco flauta, gosto de tocar e aprendi:  O Pastorzinho, Trem de Ferro, Asa Branca. Me sinto bem na LBV, porque tem várias atividades que nós fazemos, que é bem divertido. Tenho três irmãos que participam aqui da LBV e minha mãe fica feliz porque ela trabalha em paz, se sente segura com a gente aqui. É muito legal, tenho vários amigos, bons educadores, me sinto muito bem”, concluiu. 

Visite, apaixone-se e colabore com a LBV!


Em Nova Friburgo, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

Nenhum comentário: