quarta-feira, 31 de maio de 2017

Prefeitura de Nova Friburgo promove evento para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco

Nesta quarta-feira, 31, é Dia Mundial Sem Tabaco. Por isso, a coordenação de controle do tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo realizará uma ação na Estação Livre, das 9h às 15h. A atividade será em conjunto com a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e serão realizadas palestras sobre os perigos e consequências do fumo ao corpo humano, sobre o funcionamento do programa antitabagista da Secretaria Municipal de Saúde e panfletagem.


Em 25 anos, o percentual de fumantes no Brasil caiu de 29% para 12%, número aproximado de 20 milhões de pessoas. Mesmo assim, o país está na oitava posição mundial no ranking de fumantes. O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. Por isso, a necessidade da realização de campanhas preventivas.

 Se você não consegue parar de fumar sozinho procure tratamento especializado. O tratamento do tabagismo está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente e tem o objetivo de auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o farão parar e permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

Benefícios após parar de fumar:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Nenhum comentário: