sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sábado é Dia D de vacinação contra a gripe Influenza e Nova Friburgo disponibilizará diversos pontos de imunização à população

Sábado será o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza em todo o país. Nova Friburgo também aderiu à campanha e vai vacinar a população friburguense durante todo o dia em diversos pontos de imunização espalhados pelo município.

A Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune (Centro), Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria), Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) e Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) farão a vacinação neste sábado das 8h às 17h. Já o Posto de Saúde Doutor Waldir Costa (Conselheiro Paulino) funcionará entre 9h e 16h.

Já as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) farão a imunização das 9h às 16h, exceto ESF Olaria I, ESF Olaria II e ESF Conquista, que não funcionarão neste sábado, 13. As ESF que estarão vacinando a população friburguense são: ESF Lumiar, ESF, São Pedro da Serra, ESF Stucky, ESF Vargem Alta, ESF Mury, ESF Varginha, ESF Amparo, ESF Nova Suiça, ESF Campo do Coelho, ESF São Lourenço, ESF Centenário, ESF Olaria III e ESF Riograndina.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a campanha de vacinação contra a gripe Influenza foi iniciada no dia 17 de abril e segue até o próximo dia 26 de maio. Com quase um mês de imunização, surpreende negativamente o baixo número de pessoas que procurou a vacina até agora, um pouco abaixo de 50% (metade) do público-alvo da campanha.

Segundo Ana Paula Lessa, coordenadora de Imunização de Nova Friburgo, a orientação àquelas pessoas que ainda não tomaram a vacina é que procurem as unidades de saúde do município o quanto antes, já que o período mais frio do ano se aproxima e a vacina leva cerca de 15 dias para garantir imunidade.

QUEM DEVE SE VACINAR

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Nenhum comentário: