terça-feira, 6 de junho de 2017

6ª Feira da Sociobiodiversidade será nesta quarta-feira

- Quem passar pela Usina Cultural poderá se surpreender com ‘mimos’ pelo Dia dos Namorados -

A sexta edição da Feira da Sociobiodiversidade acontece cinco dias antes do Dia dos Namorados: 7 de junho (quarta-feira), das 13h às 18h, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo. Os expositores já começaram a pensar nos produtos que levarão para o evento, sendo que muitos deles são preparados somente na véspera, para que os visitantes encontrem tudo bem fresquinho. E àqueles que estão namorando poderão ter gratas surpresas durante a feira.

Foto: Scheila Santiago

Conheça os expositores dessa edição:

O expositor Pancs Brasil é a primeira empresa com uma linha de produtos baseados nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Na feira poderão ser encontrados temperos, molhos, maionese, azeites, manteigas, doces, sucos, tudo 100% artesanal e sem conservantes, devidamente elaborados seguindo as normas de boas práticas. Através de uma parceria com sítios de certificação orgânica, são colhidas ervas e plantas nativas da estação para a elaboração de especiarias em edições limitadas, de acordo com as épocas de cada planta.

Quem ainda não experimentou o brownie de grão de bico do Ubá, não deve perder por nada, assim como a Medavuha, uma bebida tradicional russa, feita por Nathália e Pavel; e a culinária viva ou cozida, vegana, do expositor Arzhel Gortais, que ele define como ‘naturalmente bom’. Presente também o Oficina dos Pães, com pão árabe colorido, feito com legumes orgânicos (espinafre, cenoura e beterraba); pães trançados coloridos, também feitos com legumes (lindos e saborosos); pão de forma integral multi grãos, baguetes, pão doce, recheados (todos veganos).

E quem não conhece Friburgo Orgânica não sabe o que está perdendo. Tudo que há de mais fresquinho em termos de legumes, hortaliças, frutas in natura, plantas alimentícias não convencionais e temperos, da época. Outro expositor é Jerimum, com seu escondidinho vegano, feito com aipim e antepasto de casca de banana verde, o nhoque e pastinhas, tudo preparado com biomassa de banana verde.

O M B Ateliê marca presença com geleias feitas com frutos do próprio pomar e pectina natural; além de levar verduras, legumes, temperos e chás, protegidos e de comum acordo com as matas e nascentes de água ao seu redor. Há três anos começou a usar o probiótico Kefir de leite e produz pequenas quantidades de queijos e iogurtes, além de biscoitinho de aveia com açúcar mascavo, tortinha de framboesa ou bananas.

Laticínios Amparo produz derivados de leite sem aditivos químicos, como corantes e conservantes. As vacas não fazem uso de antibióticos e têm sua ração feita no próprio sítio, sendo individualizada de acordo com as necessidades de cada animal. Há também uma linha de doces caseiros e geleias, feitos com frutas da propriedade. E eles ainda têm cuidado de usar embalagens reutilizáveis, evitando, ao máximo, os descartáveis e rótulos e embalagens simples, com pouco consumo de tintas e papel.

Quem marcará presença também na Feira da Sociobiodiversidade, pela segunda vez, será o expositor Fazenda Monte Cristo Agroflorestal, levando brotos, queijos, pães, bolos, ghee, banana passa, doces, saladas, chutney, mel, legumes, ovos, tudo sem agrotóxicos.

Aromas

Na edição passada, o EntreFolhas participou da feira pela primeira vez e estará nessa também apresentando seus óleos essenciais extraídos de plantas medicinais aromáticas como: Citronela, Melaleuca, Cipreste em maior escala, sendo que oferece um portfólio de produtos na linha para Aromaterapia com Óleos Essenciais 100% puros. Cacau Natural também participará pela segunda vez, com seus sabonetes glicerinados, desodorantes naturais, pó dental e Inciclo, um coletor menstrual.

Já o expositor Rima Essencial participa desde a primeira edição da feira, com seus cosméticos artesanais feitos com extratos vegetais e óleos essenciais de atividade efetiva na saúde e beleza da pele e dos cabelos. E Cheiro Vivo / TerrAmada, claro, marca presença com seus óleos essenciais. E não poderia faltar na feira o Herbal Lumiar com os sabonetes de açaí Jussara com menta, de lavanda francesa, Castille Eucalipto Herbal, entre outros produtos.   

Projeto TransformÓleo

Pela primeira vez na Feira da Sociobiodiversidade, será apresentado o Projeto Ecológico TransformÓleo, com o objetivo de incentivar a reciclagem/reutilização de óleo de cozinha usado, conscientizando as pessoas, de todas as faixas etárias, dos males do descarte irregular de óleo de cozinha na natureza.

Às 15h, Nagda Florêncio, responsável pelo projeto, baterá um papo com as pessoas interessadas sobre como reutilizar o óleo usado de forma ecologicamente correta para produzir sabão e derivados, possibilitando assim uma forma sustentável de renda também, e sobre os pontos de coleta de óleo usado (EcoPontos), que fornece, para o descarte adequado para reciclagem.

Durante a feira, as pessoas poderão adquirir o SabÓleo -Sabão Artesanal Ecológico e Biodegradável-, feito por ela, já testado e aprovado para lavar panelas e louças em geral, coifa de parede industrial, aventais e toalhas, cozinha em geral, banheiros e boxes, bombonas e barris, e automóveis.

A Feira da Sociobiodiversidade é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com patrocínio da Energisa. 

Interessados no assunto também estão convidados a acessar https://www.facebook.com/feiradasociobiodiversidade

O endereço da Usina Cultural é Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro - Nova Friburgo/RJ.



SERVIÇO

6ª Feira da Sociobiodiversidade

7 de junho de 2017 (quarta-feira) das 13h às 18h
 Local: Usina Cultural Energisa - Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ

Contato: feirasociobiodiversidade@gmail.com / (22) 2522-3687 e 2102-2523

Nenhum comentário: