sexta-feira, 23 de junho de 2017

Alunos do SENAI Espaço da Moda vão apresentar looks no desfile principal da Fevest

Projeto Novos Talentos: duas peças serão escolhidas por voto popular e uma por júri especializado

O projeto Novos Talentos SENAI Espaço da Moda, que já virou tradição, traz para a Fevest Festival 2017 o tema da sustentabilidade. Os alunos trabalharam o conceito Upcycling, transformando materiais que seriam descartados em peças criativas e que seguem tendências das passarelas mundiais. Este ano, os estudantes do curso Técnico em Vestuário criaram 15 looks. Três serão escolhidos para o desfile principal do evento – um por júri especializado e dois por voto popular.

Segundo a designer de moda da FIRJAN, Claudinéia Ferraz, a escolha do tema tem como objetivo conscientizar alunos, empresários e outros participantes sobre a questão ambiental. “A novidade desse ano foi que envolvemos os confeccionistas no processo. Eles doaram linhas, bojos e tecidos que para eles não teriam mais serventia”, explica a especialista.

Os estudantes, que não puderam comprar materiais novos, tiveram que achar uso para tudo que foi doado. Para a aluna Helena Verkes, que faz roupas há 10 anos e resolveu entrar no curso para se aperfeiçoar, o desafio foi um grande quebra-cabeça. O grupo dela se inspirou em Frida Khalo, encarnando referências de colorido e detalhes. “As peças foram modeladas nos manequins, pregamos tirinha por tirinha a mão. Muito trabalhoso. Mas o resultado final nos deixou orgulhosos”, garante a jovem.

Quem espera encontrar um monte de colchas de retalhos, vai dar de cara com looks garbosos, como o próprio litoral grego, inspiração do grupo da Rhanna Menezes. “Escolhemos pedaços de tecidos com tons suaves, passeando entre o branco e o azul, agregando partes de renda e tule que acabaram nos remetendo à Grécia”, conta a aluna de 21 anos. Ela costura desde os 14 com a mãe e revela que a proposta do curso ajudou a ampliar a visão que tinha apenas como costureira, fazendo com que ela enxergasse a peça como criadora, modelista e vendedora, uma perspectiva completa do funcionamento de uma indústria de moda, que é o objetivo do curso Técnico em Vestuário.

Os croquis estão disponíveis para votação no site www.cursosenairio.com.br/concurso, até às 13h59 do dia 26 de junho. Além dos destaques no desfile principal, as 15 peças vão ganhar exposição durante a Fevest, terão fotos profissionais afixadas no gradil da escola e vão decorar o ponto de ônibus em frente ao Espaço da Moda.

A FEVEST, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima, que acontece entre os dias 5 e 9 de julho, é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da Teia de Eventos.

Nenhum comentário: