segunda-feira, 5 de junho de 2017

Cordeiro sedia Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento

Reunião é bimestral e tem apoio integral do SEBRAE/RJ

Debater os avanços para desburocratização e compras públicas nos municípios. Esses foram os objetivos do Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, ocorrido no último 31 de maio, no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro. O secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico local, Marcelo Pinheiro, e o coordenador da Rede de Agentes, Jorge Braz, deram início ao encontro, que seguiu com Sidney Mathias, consultor do SEBRAE que domina o tema, acompanha sistematicamente a rede e lidera as apresentações de seus dados de avanço.

Com representantes de Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Duas Barras, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Carmo e Cachoeiras de Macacu, o encontro teve dois momentos distintos. Pela manhã foi debatido o desenvolvimento regional e levantados temas sobre empreendedorismo e abertura de novos negócios. Os agentes discutiram boas práticas dos municípios e interagiram sobre formas de auxílio mútuo na abertura de empresas e legislações específicas para os pequenos negócios.

O SEBRAE/RJ ofereceu estratégias e direcionamentos para gerar melhorias nos municípios. “Nas reuniões bimestrais debatemos com os representantes dos municípios e eles retornam para fazer o dever de casa”, disse Clarissa Perna, representante de Políticas Públicas do SEBRAE/RJ, acrescentando que a rede é institucionalizada, pois a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê a ação dos agentes, gestores públicos e legítimos defensores dos negócios nos municípios. “São eles que articulam com a sociedade civil, o poder público e o mercado em busca de melhores ambientes para que as empresas possam se instalar”, emendou Clarissa.

O workshopp ‘Negócios de Impacto Social’ ditou o tom do encontro à tarde. Os participantes conheceram o funcionamento de empresas que geram lucro e impacto social ao mesmo tempo, algo que ainda é novidade para muitos. Numa proveitosa palestra, a consultora Ieda Zanotti expôs pontos cruciais para o conhecimento dos agentes que lidam com empresas, oferecendo a eles a compreensão sobre esse novo ecossistema de negócios, que podem ser esmiuçados nas Salas do Empreendedor.


Aprendizados assim fazem a diferença na hora de nossa atuação. Os temas abordados nos encontros nos dão oportunidade de agilizar os processos de emissão de Alvará, por exemplo. Dos municípios integrados à rede, 90% já emitem o Alvará Online. Tudo isso é de grande valia e muito significativo para os micro e pequenos empreendedores”, analisa Loanni Azevedo, agente local e coordenadora da Sala do Empreendedor de Cordeiro, que participou do encontro ao lado da também agente Rossana Espíndola.

Nenhum comentário: