segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hemocentro segue com baixos estoques de sangue e situação crítica pode prejudicar a realização de cirurgias em Nova Friburgo

O número de doações de sangue no Hemocentro de Nova Friburgo segue muito abaixo do ideal, o que deixa os estoques de bolsas de sangue num nível crítico na unidade, que atende também a outros 13 municípios da região.

As campanhas de vacinação contra a febre amarela e a gripe Influenza contribuíram negativamente para a drástica queda no número de doadores. Isso porque a pessoa que se imunizou contra a febre amarela fica impossibilitada de doar sangue pelos próximos 30 dias, enquanto os vacinados contra a gripe não podem fazer a doação num período de dois dias.

Com os frequentes mutirões de cirurgias que estão sendo realizados no Hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro, a necessidade da regularização dos estoques de sangue no Hemocentro se torna algo indispensável para que essas iniciativas continuem na cidade.

Na quinta-feira, 1º, o Hemocentro de Nova Friburgo recebeu apenas sete doadores de sangue, um número muito baixo e preocupante, já que a unidade tem capacidade para atender até 30 doadores por dia. 

Ainda de acordo com a coordenação do Hemocentro, todos os tipos sanguíneos estão com os estoques baixos. O sangue A+, por exemplo, um dos mais comuns, encontra-se totalmente zerado na unidade. Uma situação preocupante e que só pode ser resolvida com o engajamento da população friburguense. 

Ajude a regularizar os estoques do Hemocentro. Doe sangue!

Como doar sangue?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Nenhum comentário: