sábado, 10 de junho de 2017

Empresas do Centro-Norte Fluminense se destacam em Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental

Diretora da Caíques recebe menção honrosa
Grupo Action Shop foi vencedor na categoria “Gestão de Água e Efluentes” e Caíques, de Nova Friburgo, recebeu menção honrosa pelo modelo de negócio sustentável

O Sistema FIRJAN premiou nesta semana, empresas fluminenses que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável.  O grupo Action Shop, que possui uma Estação de Tratamento de Efluente Sanitário (ETE) em Cachoeiras de Macacu, foi premiado na categoria “Gestão da Água e Efluentes”. A Caíques, sediada em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, recebeu menção honrosa pelo trabalho com sustentabilidade na produção de calçados. A cerimônia foi realizada na sede da FIRJAN, no Centro do Rio.

A 5ª edição do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental foi entregue ainda às empresas Águas do Imperador, Cedae, CEG, e Nova A3. Além da Caíques, a Enel e a Thyssenkrupp CSA receberam menções honrosas. A ideia da Federação é reconhecer o empenho do setor produtivo na busca por soluções criativas e eficazes que vão além das obrigações legais ligadas ao meio ambiente.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, apontou que empresas que investem em ações ambientais se destacam no mercado: “Inserir a variável ambiental no pilar dos negócios não é tarefa simples. Essas são instituições resilientes e que enxergam a sustentabilidade como ponto estratégico para o desenvolvimento de seus negócios. Todos os concorrentes ao prêmio demonstram seu comprometimento com a antecipação aos problemas, com a busca de soluções efetivas e com o foco na superação de obstáculos”.

O Grupo Action Shop ganhou o prêmio por seu projeto de reutilização de água tratada para irrigação de fruteiras realizado em parceria com produtores da cidade. Além de reduzir a quantidade de água extraída de mananciais, promover a recarga do lençol freático e desenvolver a agricultura local, a iniciativa permite uma economia anual de mais de R$ 118 mil com água para irrigação e fertilizantes das frutas.


Quando começamos nossa operação na cidade, há dois anos, a comunidade rural ficou muito curiosa com a qualidade da água, o que nos chamou a atenção para oportunidade”, conta Liliane Prohmann, coordenadora de comunicação da Action Shop. Daí veio a ideia da lavoura de pomares. Liliane explica que o projeto é pioneiro e existe pouca legislação sobre o tema, mas que além de seguir as diretrizes de reuso da água, está em contato com o Ministério da Agricultura trocando informações para a construção de conhecimentos sobre o tema.



Ainda nos destaques do prêmio, a Caíques, empresa de São Pedro da Serra (Nova Friburgo/RJ), recebeu menção honrosa pela produção artesanal de solas de sapatos com sobras de pneus de aviões.  Com foco na economia circular e na economia criativa, mensalmente, a empresa produz de 350 a 400 pares de calçados a partir da reutilização de 250 kg de pneus. Mas não é só isso.


O couro utilizado nos sapatos é proveniente das sobras da indústria o que reitera o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Além disso, a produção é quase toda artesanal e tem apenas três pessoas com a mão na massa. “A nossa proposta é manter produção pequena para investir na mão de obra e fazer com que o crescimento seja controlado”, revela o empresário Caíque Bom.

Prêmio em números

De 2013 a 2016, o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental já recebeu 195 projetos. Somados, eles somam 11 mil toneladas de resíduos evitados, o suficiente para encher quase duas piscinas olímpicas; R$ 251,6 milhões em investimentos; redução de 89,2 billhões de litros no consumo de água, o equivalente a 23 mil piscinas olímpicas; 438 mil toneladas de resíduos reciclados, o suficiente para encher 28 mil Maracanãs; 9,3 milhões de energia economizada, o equivalente ao consumo de energia da indústria do estado do Rio em 2014.


No Centro-Norte, o Grupo Stam já foi premiado duas vezes. As inscrições para a próxima edição do prêmio serão abertas em novembro de 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo www.firjan.com.br/acaoambiental.

Nenhum comentário: