terça-feira, 27 de junho de 2017

Evento em Nova Friburgo lembrou Dia Nacional de Combate às Drogas

No Brasil, os resultados mostram que o percentual de jovens entre 13 e 15 anos que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015. Já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

A Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 26 de junho como Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil o adotou como Dia Nacional de Combate, e a cada ano, no mês de junho, é realizada a campanha de prevenção às drogas.

Para lembrar a data, a Prefeitura de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas realizaram no último sábado, 24, uma grande ação no Centro da cidade – na Estação Livre – com o intuito de chamar a atenção para o tema.


O evento teve início às 10 horas e compareceram à abertura autoridades civis e militares, e dezenas de pessoas prestigiaram o dia de combate buscando mais informações sobre o assunto. As secretarias municipais de Saúde e Assistência Social também contribuíram através de suas equipes de trabalho.

com apresentação das instituições que atuam na área. O grande objetivo foi conscientizar a população, mas, sobretudo, os jovens que passaram pelo local, dos malefícios do uso abusivo do álcool e outras drogas.

Foram promovidas diversas atividades como recreação com cama elástica e trupe de palhaços, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Teve também apresentação da Escola de Dança do Nova Friburgo Country Clube e do grupo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa do Clube Xadrez.

Vários artistas ainda engrandeceram a programação com apresentações musicais – Guillaume Isnard (Banda Zero) e Nivaldo, João de Paula (Grupo Filhos do Zé), Marcelinho Braune, Josué Brasileiro, Celso da Kombi, Rodolfo e André (Os Bartira).

De acordo com Daniel Lage, secretário municipal de Políticas sobre Drogas, “a questão do uso de drogas verificada nas últimas décadas ganhou proporções tão graves, que, se tornou hoje um desafio de saúde pública. Daí a importância de campanhas e encontros que alertem para o problema”.

O evento contou com o apoio de grupos de ajuda, das universidades Estácio de Sá e Unopar, Café Mury, Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, Bola de Neve Church e DEGASE/CRIAAD – Nova Friburgo.

Nenhum comentário: