quinta-feira, 22 de junho de 2017

Governo municipal anuncia uma série de medidas a serem cumpridas pela concessionária de ônibus urbano

O prefeito Renato Bravo divulgou nesta quarta-feira, 21, a série de medidas impostas à concessionária Friburgo Auto Ônibus (Faol), como condições para a venda da empresa e o necessário equilíbrio do contrato entre o poder concedente e o serviço concedido, que vem sendo sumariamente desrespeitado pela concessionária, em total contrariedade aos anseios da população.

Além de aumentar a frota com 30 coletivos zero quilômetro, climatizados, com GPS e suspensão a ar, já negociados quando a Faol retirou do município dez ônibus, em maio, o governo municipal estabeleceu novas exigências para a empresa, entre as quais, a implantação de controle eletrônico, através de GPS, em todos os veículos da frota. Desta forma, a Prefeitura poderá acompanhar a movimentação de toda a frota, ou seja: horários em atraso, ônibus apresentando falhas e defeitos por falta de manutenção, ausência de coletivos, e todos os detalhes que possam ser de interesse público e que o sistema permita.

A concessionária também deverá providenciar o pagamento de todas as parcelas de ISS e de outorga atrasados, assim como dos IPVAs em atraso.

Uma outra mudança que visa beneficiar a população é a restauração do sistema de cartão denominado Fricard, de forma exclusiva para a prestação do serviço público municipal de transporte, cujo sistema eletrônico e digital de controle deverá estar disponível na sua integralidade para consulta e emissão de relatório pelo poder público municipal e a quem este porventura delegar e permitir acesso. Vale ressaltar que o retorno do Fricard não implica a desativação do sistema Riocard, utilizado, inclusive, para o transporte intermunicipal.

A concessionária terá ainda prazo de 48 horas para responder os ofícios emitidos pela Prefeitura de Nova Friburgo, sujeita à pecúnia no valor de R$ 1 mil, como imposição de multa por dias de atraso. O prefeito Renato Bravo exigiu também o cumprimento dos itinerários e horários estabelecidos, com pontualidade e efetividade, e a limpeza efetiva dos veículos.

Além disso, a Faol terá por obrigação o desenvolvimento de campanhas educativas junto aos passageiros quanto ao descarte de lixo em local apropriado, e a abertura dos dados de faturamento com propagandas da iniciativa privada nos veículos. Por fim, deverá ainda destinar espaço gratuito para propaganda e divulgações de atos e eventos realizados ou apoiados pelo poder concedente.

"Com essas medidas esperamos melhorar o serviço para a população. O governo municipal está atento na defesa dos interesses dos usuários do transporte urbano, e não vamos admitir que a Faol não cumpra com sua parte", declarou o prefeito Renato Bravo.

Nenhum comentário: