quinta-feira, 22 de junho de 2017

Obras da lavanderia do Hospital Raul Sertã deverão sanar antigos problemas

A Prefeitura de Nova Friburgo está dando início às obras de reforma e adequação da lavanderia do Hospital Municipal Raul Sertã, problema antigo. As intervenções não contemplarão apenas o espaço físico, mas também a troca dos equipamentos do setor.

As obras de reforma e adequação da lavanderia da unidade custarão R$ 263.789,47 e serão conduzidas pela empresa Ecom Sistema Engenharia e Meio Ambiente Eirelle-me, que ofertou o menor preço na licitação e venceu o certame.

Hoje, o grande problema das unidades mais antigas, e isso não é uma característica só do Raul Sertã, é o fluxo cruzado. O que é isso? Tudo que é sujo, contaminado, passa pelo que é limpo. Antigamente não havia essa preocupação. Então, uma das principais adequações a serem feitas é na estrutura física, para que o sujo entre por um lugar e o limpo saia por outro, sem que eles se esbarrem durante esse processo. Além da adequação do maquinário, que também é muito antigo”, declarou a subsecretária executiva da Saúde, Michelle Silvares.

A retirada dos equipamentos foi iniciada nesta quarta-feira, 21, e a expectativa é que a partir de sexta-feira, 23, a lavanderia seja fechada para que as obras possam ser efetivamente promovidas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a lavanderia do Hospital Municipal Raul Sertã lava diariamente cerca de 1.200 Kg de roupa. Durante as intervenções esse trabalho será absorvido pelo Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro.

Enquanto durarem as obras, a lavagem das roupas do HRS será realizada na Maternidade e em unidades de saúde de municípios parceiros, conforme informou a secretária de Saúde, Suzane Menezes.

Nenhum comentário: