quinta-feira, 1 de junho de 2017

Governo municipal apoia iniciativa de preservação pela Semana Nacional do Meio Ambiente

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1º de junho e vai até 5 de junho, data instituída pela ONU para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta iniciativa visa a incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural mundial e brasileiro.

Nesse sentido, a Prefeitura de Nova Friburgo promoverá alguns eventos, como o do próximo sábado, dia 3, quando apoiará o projeto ambiental “Na guerra pelo meio ambiente, lançamos bombas de sementes”, da empresa Ecomodas. Essa ação será realizada na Praça do Suspiro, especificamente no Teleférico, das 10h às 12h.

O projeto consiste na elaboração de “bombas de sementes” feitas a partir da mistura de barro e argila com composto orgânico, formando pequenas bolas contendo uma ou mais sementes de espécies arbóreas nativas da mata atlântica. São sementes de Ipê-amarelo e Palmito-juçara que serão envolvidas numa pequena sacolinha de tecido e algodão crú, com húmus de minhoca e barro, segundo informações da empresa. Serão aproximadamente mil bombinhas, que serão divididas entre algumas escolas que foram convidadas a participar: Cefet, Souza Poletti e a Escola Municipal Jonas Sant'ana. A população também poderá participar.

As “bombinhas” serão lançadas das cadeirinhas do teleférico e serão doadas para todas as pessoas que passarem pelo local no dia. O teleférico é outro apoiador da iniciativa e por isso disponibilizará a gratuidade durante o horário da atividade, com a contribuição de 1kg de alimento não perecível.

Dados da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgados na segunda-feira, 29, revelam o aumento do desmatamento da Mata Atlântica em 60%, 291 km2 entre os anos de 2015 e 2016. Apenas no Estado do Rio de Janeiro, o desmatamento chegou a 37%. Iniciativas como essas são importantes como ajuda de manejo das florestas nativas.

Nenhum comentário: