sábado, 3 de junho de 2017

Governo Renato Bravo cumpre exigência de TAC firmado pela administração passada e dá nova destinação aos eucaliptos cortados da praça

Eucaliptos agora ficarão em cima de um colchão de pedras, sem contato direto com o solo, o que vai reduz a absorção de umidade e retardar a deterioração da madeira

Planejar para agir. Esta é uma das principais determinações feitas pelo prefeito Renato Bravo aos secretários municipais na gestão do Executivo municipal. Neste sentido as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos cumpriram na manhã de sexta-feira, 2, uma exigência do Ministério Público (MP) firmada através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela administração passada.


Estamos cumprindo uma exigência de um TAC firmado pela administração anterior. Estamos retirando esses eucaliptos do Horto Municipal para dar o tratamento adequado a essa madeira. Por isso estamos transportando os eucaliptos para a EBMA, onde eles ficarão acondicionados de forma mais adequada”, declarou o secretário municipal de Obras, Marcelo Faria.

Seguindo a exigência do MP, a Prefeitura de Nova Friburgo deveria retirar do Horto Municipal, no bairro Vale dos Pinheiros, as toras de eucalipto cortadas da Praça Getúlio Vargas, no Centro, há cerca de dois anos, e encaminhar todo o material para um espaço cedido pela EBMA, no próprio pátio da empresa.

No local para onde foram levados os eucaliptos foi feita uma espécie de colchão de pedras, de forma que a madeira não fique mais em contato direto com o solo, o que reduz a absorção de umidade e retarda a deterioração das toras de eucalipto. Também será instalada uma cobertura para proteger as madeiras da ação do sol e da chuva.

Os trabalhos foram coordenados pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, com auxílio de quatro caminhões e um trator da Prefeitura, além de um caminhão munck cedido pelo Consórcio Rio Bengalas. Foram transportadas para o novo espaço cerca de 20 toras de madeira, que demandaram cinco viagens para concluir o serviço.

A partir de agora, a Secretaria de Meio Ambiente notificará o MP sobre o cumprimento da exigência e partirá para a segunda etapa desse processo, que é mapear toda a madeira estocada e definir qual será a destinação dada ao material.​

Nenhum comentário: