quarta-feira, 28 de junho de 2017

Os 200 anos de Nova Friburgo e o Resgate das Tradições - por Thiago Lobo

A menos de um ano para o início das comemorações de aniversário da nossa cidade, pode ser que alguém acredite que ainda há muito tempo para organizar e divulgar os festejos. Contudo, baseando-me no que tenho visto em outras cidades, que mantém eventos anuais e contam com um grande público, espero que a nossa Secretaria de Cultura, ou outro órgão responsável, já esteja se preparando para entregar uma festa com a qualidade que o povo friburguense merece.

Às vésperas do bicentenário da chegada dos Colonos Suíços, Nova Friburgo tem uma excelente oportunidade para reafirmar suas raízes. Há alguns anos tivemos edições da May Fest, com decoração, atrações e apelo cultural. Era uma festa que comemorava o aniversário da cidade e contava com a presença de cervejarias e “cervejeiros”, não somente os que fabricam, mas, principalmente, os que gostam de consumir. Porém, a festa deixou de ser realizada em diversas ocasiões e, quando tivemos, não chegou a alcançar os patamares anteriormente conquistados.

Comparando com a famosa festa Oktoberfest, sediada em Blumenau, vejo que nossa cidade tem o mesmo potencial para atrair turistas e fazer uma festa tão boa quanto a catarinense. A Oktoberfest começou a acontecer na década de 80, após a cidade ter sido atingida por uma grande enchente, a festa serviu como uma forma de elevar o moral da população e acabou se tornando a maior festa da cerveja do Brasil e a segunda do mundo. 

Qual é o diferencial da Oktoberfest? É simples: muita cerveja de qualidade, desfiles a caráter e grupos de danças típicas alemãs, shows de, apenas, isso mesmo, apenas bandas que tocam músicas alemãs ou paródias no mesmo estilo. A cidade dispensa os artistas mais badalados do país, e isso nunca foi motivo para o esvaziamento dos pavilhões da Vila Germânica. Além de tudo isso, uma ação muito importante e efetiva é a divulgação da festa, que após o término de uma edição, já tem início a seguinte, ou seja, o público não fica nem uma semana sem esperar pelo retorno às comemorações.

Em Friburgo, não tem como ser diferente - temos a história, a vontade do povo de ter uma grande festa da cerveja, temos as cervejarias da região, temos espaço, temos público, temos a oportunidade de recomeço da tradição! Não falta nada, ou melhor, falta, sim, a Prefeitura organizar e convidar a população a participar de um evento que pode se tornar o principal divulgador da nossa cidade no Brasil inteiro. Seria interessante o envio de uma equipe para Blumenau, agora, antes das festas e, também, durante as festas para trazerem o conhecimento, caso falte, para nossa cidade.

Se já houver qualquer planejamento para um evento nesse sentido, que deem início à divulgação! Não é preciso muito, as redes sociais estão aí para isso. Uma página no Facebook  e um perfil no Twitter, atualizados com frequência, são suficientes para fazer esse trabalho. 

Não dar a visibilidade necessária para um evento pode ser o “fim antes do começo”, digo isso, pois, este mês fui à festa Polska Fest, festa polonesa que teve sua primeira edição este ano e é realizada na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. Um evento que tinha muito para “bombar”: espaço amplo e organizado, diversas cervejarias artesanais, apresentações de danças típicas polonesas e grupos musicais, também tradicionais, mas que “falhou”, porque quase ninguém ficou sabendo a respeito e, como agravante, o preço de entrada estava acima do que o público esperava.

Para finalizar, gostaria de ouvir que nossa cidade já está se planejando para um evento grandioso, à altura da sua população, que resgate as tradições, proporcione alegria, fomente o turismo e se torne um dos melhores do Brasil.

Friburguenses, cantemos o dia
Que surgindo glorioso hoje vem

Trecho do Hino de Nova Friburgo

Thiago Lobo

Nenhum comentário: