quarta-feira, 28 de junho de 2017

Debatendo a política de Assistência Social em Cordeiro

XI Conferência aborda ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’

O Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou no dia 22, na Câmara de Vereadores, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema a ‘Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS’. O Legislativo recebeu um bom número de participantes e reuniu autoridades, usuários da política de assistência social, entidades sociais e organizações governamentais e não governamentais num debate democrático que avaliou ações e definiu diretrizes para aprimorar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).


Na abertura oficial – que contou com a vice-prefeita local, Maria Helena; o presidente do Legislativo, Elielson Francinha; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Letícia Reis; o subsecretário, Marcelo Correia; a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Magaly Feijó; e a superintendente de Gestão do SUAS, Andréa Baptista – os discursos estiveram afinados, comprovando a predisposição do município em fortalecer os direitos socioassistenciais dos menos favorecidos. “É ótima essa participação maciça da população. Afinal, são vocês que devem tomar as decisões sobre as melhores formas de conduzir as políticas públicas da assistência social e de todos os segmentos”, discursou a vice-prefeita Maria Helena.

Antes da apresentação de dança do Grupo do CIEP Oswaldo Cruz, Letícia Reis destacou a importância da conferência. “Trabalhamos com a missão de avançar sempre e nada mais propício que nos reunirmos para discutir a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS. Atuamos de maneira incisiva para conseguir, assim como a saúde se estruturou pelo SUS, fazer com que a Assistência Social se consolide com o SUAS. A participação de todos é fundamental”, argumentou a secretária.

Ausente da abertura por compromisso oficial, o prefeito Luciano Batatinha chegou para acompanhar a palestra de Andréa Baptista, que foi explicativa em suas argumentações e conseguiu expor com clareza as ideias da garantia de direitos no fortalecimento do SUAS. “Parabéns à palestrante, à Assistência Social e ao público pela presença. Trabalhamos para que aqueles que vivem situação de vulnerabilidade social obtenham mais qualidade de vida e acesso a serviços e benefícios”, enfatizou Batatinha.

Após a abertura dos trabalhos por Magaly Feijó, presidente do Conselho, e aprovação do Regimento Interno, houve a promoção de atividades em grupo para analisar os eixos temáticos, deliberar e votar propostas e eleger os delegados que representarão Cordeiro na XI Conferência Estadual de Assistência Social. 

A plenária elegeu os Titulares – Flávia Soares, Robson Teixeira, Vânia Mulin e Vinícius Melo; e Suplentes – Carlos Pinto, Humberto Campos, Luzia Fonseca e Marcelle Carvalho.

Cultura local marcou presença com a da do pessoal do CIEP Oswaldo Cruz

Nenhum comentário: