terça-feira, 13 de junho de 2017

Plano piloto do “Projeto Adolescer” será implantado nas escolas do município de Nova Friburgo

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o “Projeto Adolescer” tem como objetivo compartilhar informações sobre a depressão na adolescência com debates dentro da sala de aula.



Os temas abordados incluem questões relacionadas a sintomas, causas, tratamentos, e ainda, sobre anorexia, bulimia e cutting (automutilação). A polêmica em torno do Jogo da Baleia Azul também deverá ser pauta do encontro.

A abordagem será feita através de uma grande roda de conversa, onde todos poderão se colocar de forma espontânea e compartilhada.

Os profissionais e professores envolvidos terão a incumbência de esclarecer os pontos levantados pelos alunos e construir um saber sem tabus sobre o sofrimento que muitos adolescentes sentem calados.

O projeto terá a participação da equipe escolar – professores e demais profissionais – e também da equipe da Estratégia de Saúde da Família do território da unidade.

Além desses, ainda farão parte as coordenações da Saúde da Criança e do Adolescente (Subsecretaria de Atenção Básica), do Programa Saúde na Escola (PSE), de Saúde Alimentar (Gerência de Promoção à Saúde), Saúde Auditiva (Gerência de Promoção da Saúde), e Atenção Básica, através da Saúde Mental e equipe do Caps I.

O plano piloto do “Projeto Adolescer” será executado inicialmente no Colégio Flores, localizado em Vargem Alta, nesse dia 14 de junho, quarta-feira, com atividades durante todo o dia. Serão contemplados 88 alunos do 6º ao 9º ano.

Haverá roda de conversa, vacinação, distribuição e atualização da caderneta do adolescente fornecida pelo Ministério da Saúde, aplicação de flúor, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, orientações sobre escovação dentária e hábitos de vida saudáveis.

Segundo o planejamento elaborado pela equipe de trabalho, outras escolas receberão o projeto e mais profissionais deverão ser incluídos de acordo com a demanda de cada comunidade.

Aproximar a escola da saúde é a grande proposta, o que possibilitará um olhar mais direcionado às questões emocionais que tanto influenciam na qualidade de vida.


Para Elaine Gomes, psicóloga e responsável pelo matriciamento em Saúde Mental da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, “é de fundamental importância incluir a Estratégia de Saúde da Família nas discussões acerca do tema”.

Nenhum comentário: