terça-feira, 20 de junho de 2017

Primeiro dia do Fórum Gastronômico de Nova Friburgo foi marcado por debates sobre sustentabilidade e inovação em prol do desenvolvimento do setor na região

O primeiro dia do Fórum Gastronômico de Nova Friburgo reuniu mais de 200 pessoas entre produtores, empresários, profissionais, estudantes e amantes da Gastronomia, que trataram de assuntos como sustentabilidade, inovação e ações de desenvolvimento para o setor. O evento, que faz parte do projeto “Sebrae Na Mesa” e que tem como tema: “Gastronomia Sustentável - Aproximando quem produz de quem consome”, aconteceu nesta terça-feira (20/06), no Nova Friburgo Country Clube.

Durante o fórum, cerca de 40 expositores entre os quais: produtores rurais, de orgânicos, fabricantes de cerveja artesanal, empresas de uniformes, fabricantes de mobiliário para empresas de alimentação, fornecedores de louças, seguradoras, instituições financeiras, empresas de tecnologia, entre outros, trocaram experiências e apresentaram seus produtos para o público em geral e para outros empresários, com vistas à geração de novos negócios.


Além disso, foram ministradas quatro palestras, cujos temas abordados foram: “Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade”; “Valorização da Culinária Regional como fator de Desenvolvimento Sustentável”, “Atuação do Sebrae junto às empresas de alimentação fora do lar” e a aula do convidado especial desta primeira edição do fórum, o chef executivo Felipe Bronze, conhecido   pelos programas “Que seja doce”, “ The Taste Brasil”, ambos da GNT.



De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, o 1º Fórum Gastronômico tem entre seus objetivos juntar os vários agentes da cadeia produtiva da Gastronomia local, ao mesmo tempo em que “põe na mesa” discussões de temas como sustentabilidade e inovação para contribuir com o desenvolvimento do setor na Região Serrana. “Neste primeiro dia de fórum foi possível perceber o quanto os participantes estavam interessados em debater temas que podem contribuir significativamente para o aprimoramento do setor em nossa região. Ou seja, a valorização da Gastronomia local e a busca por soluções, que são alguns dos nossos objetivos com este evento, foram cumpridos. A Inovação também foi outro tema de destaque. Por isso, acredito que, quem participou, saiu daqui com uma nova visão e novos conceitos que podem contribuir, e muito, tanto para quem tem um negócio nessa área, quanto para quem pretende iniciar uma carreira profissional no setor”, destacou.

Para Louise Nogueira, gestora estadual do projeto “Sebrae na Mesa”, o 1º Fórum Gastronômico de Nova Friburgo não serve apenas para divulgar o que há de melhor na Gastronomia da região, mas também para identificar e pontuar as principais dificuldades do setor e as possibilidades de solução, diante de diferentes ideias de pessoas que fazem parte das mais variadas etapas da cadeia produtiva desta atividade econômica. “O evento não valoriza apenas a cadeia produtiva da Gastronomia local, mas também traz a todos os seus componentes a oportunidade de refletir sobre as condições atuais e as possibilidades de melhoria. É um cenário ideal para quem está em dificuldades e para quem quer contribuir com novas ideias, proporcionando a soma de esforços dos mais variados segmentos desta atividade que é uma vocação regional”, ressaltou.

Principais Objetivos

Com a realização do 1º Fórum Gastronômico de Nova Friburgo, a intenção do Sebrae/RJ é mostrar aos participantes do que a sustentabilidade é um eficaz e rentável modelo de negócio, que gera benefícios socioeconômicos e ambientais para todos, sejam empresários ou consumidores, pois a Gastronomia Sustentável é aquela que justamente se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento regional.

Há uma tendência cada vez maior de estabelecimentos que estão adotando estas práticas como um diferencial, uma identidade, que reflete em mudanças na gestão, logística e até no cardápio.

Nenhum comentário: