terça-feira, 13 de junho de 2017

Primeiro Fórum Gastronômico de Nova Friburgo

Evento contará com a presença do chef executivo Felipe Bronze, além de palestras, workshops e mais de 40 empresas entre expositores e fornecedores

Nos dias 19 e 20 de junho, os amantes da Gastronomia, empresários, estudantes, futuros empreendedores e profissionais do segmento terão a oportunidade de participar do Primeiro Fórum Gastronômico da região, que será realizado no Nova Friburgo Country Clube. O evento, que faz parte do projeto “Sebrae na Mesa” e cujo tema é: “Gastronomia Sustentável - Aproximando quem produz de quem consome” terá palestras, painéis, oficinas teóricas e práticas, workshops e uma aula show com o chef executivo Felipe Bronze, conhecido pelos programas “Que seja doce”, “ The Taste Brasil” da GNT e pelo quadro “O Mago da Cozinha”, realizado em 2012, pelo programa Fantástico.

De acordo Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, o fórum tem como objetivo promover e divulgar o que há de melhor na Gastronomia da região e, ao mesmo tempo, servir como local para trocas de experiências, de exposição de produtos, serviços e geração de negócios, além de visitação do público em geral. “Para quem curte a Gastronomia, o fórum é o espaço ideal para enriquecer conhecimento e adquirir novas experiências. Já para os fornecedores, o evento é uma excelente oportunidade de realizar negócios com todo o trade da região. No caso dos micros e pequenos empresários será uma ótima oportunidade para melhorar a gestão dos negócios e obter conhecimentos técnicos fundamentais para superar a recessão”, ressalta.

A expectativa é que representantes de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, pousadas, produtores rurais, hotéis entre outros que tenham alguma relação ou gosto pela Gastronomia, lotem o evento.

Sustentabilidade como modelo de negócio

Em relação ao tema: “Gastronomia Sustentável - Aproximando quem produz de quem consome”, a intenção do Sebrae/RJ é mostrar aos participantes do fórum que a sustentabilidade é um eficaz e rentável modelo de negócio, que gera benefícios socioeconômicos e ambientais para todos, sejam empresários ou consumidores, pois a Gastronomia Sustentável é aquela que justamente se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento regional.

Há uma tendência cada vez maior de estabelecimentos que estão adotando estas práticas como um diferencial, uma identidade, que reflete em mudanças na gestão, logística e até no cardápio.

Área para livre visitação

O “1º Fórum Gastronômico - Sebrae na Mesa” contará com mais de 40 empresas expositoras e fornecedores, incluindo produtores rurais em geral, produtores de orgânicos, fabricantes de cerveja artesanal, empresas de uniformes, fabricantes de bancadas e mobiliário próprio para empresas do ramo da alimentação, fornecedores de louças, horti-fruti e outros insumos, seguradoras, instituições financeiras, entre outros, que estarão em um espaço reservado para visitação livre, com possibilidade de aquisição de produtos, serviços e geração de negócios.

Entre as oportunidades que podem surgir com a participação no fórum estão:

- Networking com micro e pequenas empresas;
- Ampliação de clientes e mercado;
- Contato com profissionais altamente qualificados;
- Negociações e ampliação da rede de contato;
- Valorização da agricultura e pecuária local.

Inscrições abertas e vagas limitadas

Para algumas atividades do “Fórum Gastronômico - Sebrae na Mesa” vale lembrar que é necessário realizar inscrições e para tanto, basta enviar e-mail para: jnoronha@rj.sebrae.com.br, ou entrar em contato com o Sebrae/RJ nos telefones: (22) 2523-6908, ou 0800-570-0800 e falar com Juliana Noronha, analista responsável pelo evento que destaca a importância de uma iniciativa desse porte.

Sabemos que a gastronomia local é muito rica e peculiar, de modo que é um dos principais atrativos turísticos, gerador de negócios e receita para nossa região. Com esse foco, o Sebrae/RJ resolveu promover esse fórum, para que todos aqueles envolvidos de alguma forma com este segmento - seja por questões profissionais, ou até mesmo por paixão ou hobby - possam compartilhar, num mesmo espaço, de momentos diferenciados, onde a troca de experiências e informações, a realização de aulas, capacitações, palestras e workshops, além do contato com quem vive a Gastronomia em diversos patamares, seja proveitoso para todos”, explica Juliana.

As inscrições para participação no evento já estão abertas e a quantidade de vagas é limitada.


Programação do evento

19/06

14h30 às 15h – Credenciamento
15h às 16h – Palestra: Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade
16h às 17h30 – Painel: A valorização da culinária regional como fator de desenvolvimento sustentável

17h30 às 18h - Palestra: Atuação do Sebrae/RJ junto as empresas de Alimentação Fora do Lar
18h às 19h - Café Com Produtores
19h às 20h – Palestra com Felipe Bronze

20/06

9h às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 11h30 – Workshop: Marketing Chef - Como Conquistar e Fidelizar Clientes para Restaurantes, Bares e Lanchonetes

9h30 às 12h - Oficina de Carnes (Prática)
9h30 às 12h – Oficina de Reaproveitamento na Confeitaria (Prática)
12h às 13h – Horário livre para almoço
13h30 às 15h30 - Workshop - O Design do Restaurante Como Diferencial Competitivo
13h30 às 16h – Oficina: Comidinha de Boteco e Harmonização com Cervejas Artesanais (Prática)
13h30 às 16h – Oficina: Pães Especiais (Prática)

O “1º Fórum Gastronômico - Sebrae na Mesa” acontecerá no Nova Friburgo Country Clube, que fica na Avenida Conselheiro Július Arp, nº 140 – Centro / Nova Friburgo.

A realização do evento conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), da Escola de Gastronomia Cândido Mendes, do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Superpão, Cooperativa de Macuco, Gazoni Planejados, Nova Friburgo Convention Bureau, NovaMix Foodservice e Teia de Eventos.

Nenhum comentário: