terça-feira, 13 de junho de 2017

Hemocentro abriu no sábado e registrou excelentes números de doação

A população friburguense abraçou a causa e deu uma verdadeira aula de cidadania no sábado, 10, doando sangue ao Hemocentro de Nova Friburgo. A unidade foi aberta excepcionalmente neste dia, na tentativa de facilitar possíveis doares de sangue e reestabelecer os estoques do Hemocentro, além de possibilitar a retomada dos mutirões de cirurgias, prática adotada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da gestão Renato Bravo à frente da Prefeitura.

O Hemocentro registrou 46 comparecimentos e 39 coletas de sangue, um número considerado excelente pela coordenação da unidade e pela Secretaria Municipal de Saúde. Mas apesar dos excelentes números de doações obtidos nosábado, a demanda de sangue no hospital Municipal Raul Sertã e no Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro é diária, portanto a necessidade da continuidade da população na doação de sangue é fundamental.

Vale ressaltar que a partir dessa semana, o funcionamento do Hemocentro de Nova Friburgo está de volta ao habitual – de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. 

Como doar sangue?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro. Os interessados devem comparecer ao local munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação).
lo telefone (22) 2523-9000.

O TNF vem sugerindo há alguns anos, para vários governos, a realização de coleta de sangue de terça a sábado, a fim de que mais pessoas possam doar sangue, pois nem sempre, durante a semana e, principalmente, no horário em que é feira a coleta, as pessoas podem se dirigir ao hemocentro para esse fim. Os números do último sábado comprovam que o blog não está errado. Fica a sugestão ao atual governo. Quem sabe!

Nenhum comentário: