A iniciativa chamada de ‘Sebrae Moda Sustentável’ é
inteiramente gratuita, terá duração de 15 meses e visa aumentar competitividade
e inovação dos pequenos negócios fluminense
Até o dia 26 de junho, micro e pequenas empresas do setor de
Moda de todo estado do Rio de janeiro, incluindo os segmentos de vestuário,
acessórios em couro, calçados, bijuterias e joias, terão a oportunidade de
participar do edital de seleção para participação no projeto “Sebrae Moda
Sustentável”, cujo objetivo é aumentar a competitividade e a inovação dos
pequenos negócios de Moda fluminense. As inscrições já estão abertas, podem ser
feitas pela internet gratuitamente e, para aderir ao programa, basta os interessados
acessarem o regulamento e preencher o formulário que estão disponíveis AQUI
As empresas selecionadas para o “Sebrae Moda Sustentável”
participarão de uma série de atividades durante 15 meses (entre julho de 2017 e
setembro de 2018), a maioria gratuitas ou amplamente subsidiadas pelo
Sebrae/RJ. Neste período, os empresários terão acesso a consultorias,
capacitação e informação, tecnologia e inovação, aproximação com investidores,
oportunidades de negócios, otimização de processos produtivos e novos clientes.
Segundo a coordenadora de Moda do Sebrae/RJ, Fabiana Pereira
Leite, o sucesso dos negócios relacionados a este setor sempre esteve
diretamente relacionado no comportamento do consumidor e justamente por isso,
os empresários da Moda têm que estar cada vez mais atentos às tendências,
inovações e mudanças que possam surgir no mercado, como é o caso de questões
relacionadas à sustentabilidade, assunto que recebe destaque na sociedade de
hoje. “O consumidor está muito mais engajado e deseja usar produtos de moda que
reflitam a sua maneira de pensar e o seu envolvimento com determinadas causas.
Marcas de moda com um posicionamento mais consciente e atuante em relação a
temas, como sustentabilidade e crises sociais têm mais chances de alavancar
fundos junto a investidores, que injetam recursos em modelos de negócio que
tragam algum tipo de retorno para a sociedade ou impactam positivamente o
ambiente em que estão”, ressalta.
Assim como Fabiana, a empresária Vanessa Wagner, da Zóia,
acredita que o tema sustentabilidade é de fundamental discussão nos dias
atuais. Há dez anos no mercado, a empresa trabalha com diversos materiais e seu
portfólio de produtos inclui embalagens de alumínio, tetrapak, papelão, chapas
de raio X recicladas, entre outros. “Somos pioneiros no segmento de acessórios
quando o assunto é sustentabilidade. É parte dos nossos valores e princípios; é
o DNA da empresa. Acredito que todo produto deve ter um conceito e um propósito
ligado à marca. O mercado mudou e inovar não é mais uma questão de marketing. A
sustentabilidade veio para ficar e certamente é a sexta onda da inovação”,
destaca.
Motivações para o projeto
O projeto “Sebrae Moda Sustentável” foi elaborado a partir
de um levantamento com micro e pequenas empresas fluminenses do setor de Moda.
Realizado em janeiro deste ano, os dados confirmaram que
apesar de se dizerem sustentáveis e adotarem algumas medidas relacionadas à
sustentabilidade, as empresas pesquisadas (total de 62) ainda possuem um longo
caminho a trilhar no que se refere a mudanças consistentes e relevantes para o
desenvolvimento sustentável, como: controle completo da cadeia de fornecedores,
destinação e tratamento de resíduos, entre outras ações.
Entre as empresas participantes, 86% se reconheceram como
sustentáveis, 9% admitiram não estarem alinhadas aos pilares da
sustentabilidade e 5% não souberam informar seu posicionamento.
De acordo com o levantamento, 61% dos negócios pesquisados
são microempreendedores individuais (MEI). Como são pequenos, em geral,
participam de feiras e eventos de Moda para tornar suas marcas mais conhecidas.
As empresas atuam tanto no varejo quanto no atacado (53%).
Menos de 20% tem ponto de venda físico e a internet é o meio mais utilizado
para a divulgação de seus produtos (98%).
A maioria dos empresários (31%) está na faixa dos 25 a 30
anos de idade, 76% são do sexo feminino e 43% possuem ensino superior completo.
Sobre a localização das empresas, 24% estão na zona Norte,
sendo o bairro de São Cristóvão o local mais citado - zona Sul (22%), Niterói
(16%), zona Oeste (10%), a maioria da Barra da Tijuca e 10% estão nos
municípios da Região Serrana: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
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