sábado, 24 de junho de 2017

Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) atende pacientes em domicílio em Nova Friburgo através de programa do Ministério da Saúde

O programa Melhor em Casa, mantido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, oferece o serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP), que atende os pacientes em domicílio com oxigênio e os demais equipamentos necessários para a realização do tratamento adequado.

O serviço é pioneiro no estado do Rio de Janeiro e são feitas visitas semanais aos pacientes. Outros profissionais podem ser acrescentados caso seja necessário. O uso do oxigênio pode ser provisório ou permanente (uso prolongado). A oferta também pode diminuir, ter uso esporádico ou ser encerrada devido alta do paciente.

A ODP é coordenada pela fisioterapeuta Viviane Medeiros, é sediado na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e conta com quatro profissionais, sendo dois médicos pneumologistas, uma fisioterapeuta e um técnico de enfermagem. Entre os pacientes atendidos pelo serviço, a maioria é de idosos com doenças pulmonares, neoplasias e fibrose, com indicação médica de uso de oxigênio, ventilação mecânica invasiva ou não invasiva em domicílio.

O programa Melhor em Casa atende pacientes de todas as partes da cidade. O local de moradia não impede ninguém de ter acesso a esse tipo de tratamento: “A gente atende todo o município de Nova Friburgo, gratuitamente, desde que com encaminhamento médico, de acordo com o que prevê o Ministério da Saúde”, salienta Viviane Medeiros, coordenadora da ODP.

Nenhum comentário: