domingo, 2 de julho de 2017

Calendário Loucos por Lingerie, que será lançado na Fevest, beneficiará o LAJE

A Fevest Festival 2017 (Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima), que acontece de 5 a 9 de julho no Nova Friburgo Country Clube  promoverá mais uma ação social em parceria com o ‘Loucos por Lingerie’.

O grupo de Nova Friburgo foi criado por amigos de diferentes áreas profissionais ligadas à moda íntima que, voluntariamente, se reúnem para apoiar causas sociais e elevar a autoestima de pessoas que vivem fora dos holofotes e do mundo fashion. Pensando em aproximar a sociedade dos grupos isolados por barreiras socioculturais, usam a linguagem visual da moda como ferramenta de comunicação e a ‘roupa íntima’ como instrumento de inclusão social.

A cada ano é escolhida uma ONG ou instituição que atue em Nova Friburgo com causas sociais, ações pontuais e campanhas publicitárias, envolvendo o universo da lingerie e o polo de moda íntima da região, para arrecadar fundos com a comercialização de um pequeno calendário de mesa. O calendário aborda questões sociais delicadas e urgentes, através de fotografias artísticas; e seu lançamento ocorrerá durante a Fevest.

Toda a campanha é desenvolvida e executada por profissionais da cidade e empresas do polo. O projeto conta com o suporte técnico e financeiro do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) e do Conselho da Moda/Firjan, além do apoio da empresa organizadora do evento e de todas as empresas e pessoas que aderiram à causa e se tornaram ‘Loucos por Lingerie’.



Tema do calendário de Nova Friburgo é inspirado em música do Legião Urbana

O tema escolhido para o calendário 2018 de Nova Friburgo, em homenagem aos 200 anos de aniversário da cidade, foi ‘Tempo Perdido’, inspirado na música da Legião Urbana, um dos sucessos da banda. O objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a passagem do tempo, a beleza da juventude, a sabedoria do presente e o futuro da terceira idade. 

A ideia do projeto foi reconstruir as peças com a ajuda de empresas do polo, em parceria com o Senai Espaço da Moda, e fotografar modelos jovens usando os figurinos (roupas de baixo e lingeries) que marcaram as épocas mais importantes da história da região nesses 200 anos.

O Casarão do Barão, no Nova Friburgo Country Clube, patrimônio histórico tombado pelo IPHAN e preservado pelo clube, serviu de cenário para a produção fotográfica, que, inclusive, acolhe a Fevest todos os anos e representa a memória viva da cidade, o que o torna testemunha silenciosa da história da lingerie.

Todas as peças produzidas para o calendário farão parte da exposição de comemorações dos 200 anos da história de Nova Friburgo durante a Fevest e dos eventos dentro deste contexto. Posteriormente, as réplicas desenvolvidas para esse projeto serão peças fundamentais para o futuro acervo da história da lingerie da cidade.

Lar Abrigo Amor a Jesus - LAJE

A entidade beneficiada com a ação ‘Loucos por Lingerie’ (venda do calendário) deste ano será o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje). Fundado em 14 de julho de 1929, com o propósito de amparar moradores de rua, se tornou uma das instituições filantrópicas mais antigas e importantes da cidade.

Na década de 20, houve um inverno muito rigoroso em Nova Friburgo e, em uma manhã gelada, um mendigo morreu na porta de uma igreja na, então, Praça XV de Novembro. O fato motivou seis espíritas a iniciar um movimento para arrecadar fundos para a construção de um abrigo. Os seis amigos conseguiram a cessão do terreno junto ao prefeito Galdino do Valle e à Câmara Municipal. Com o terreno e a adesão de outras pessoas, a obra foi iniciada.

O Laje se mantém através de doações, bazares, campanhas do quilo, quadro de sócios, almoços e eventos, abrigando cerca de 80 idosos carentes. Sua administração é espírita e a diretoria é formada por voluntários, com o objetivo de atender todos que residem no local, com carinho, respeito e dedicação, pois estes se tornaram órfãos do tempo e sombras do passado.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.

FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima
Data: 5 a 9 de julho de 2017 das 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

Visite o site Fevest Festival

Nenhum comentário: