terça-feira, 4 de julho de 2017

‘Diversidade e Inclusão’ são temas de debate em Cordeiro

Administração Municipal realiza III Fórum de Saúde e Educação

A Administração Municipal cordeirense realizou no sábado, 1º de julho, na Câmara Municipal, o III Fórum de Saúde, Educação, Diversidade e Inclusão Ismélia Monteiro, idealizado para oferecer novos conhecimentos para educadores e profissionais de saúde, mas que para a grata surpresa dos organizadores acabou atraindo um número excepcional de participantes, mostrando que o tema inclusão está em voga.



A partir dessa edição, o título do encontro homenageia a fonoaudióloga Ismélia Monteiro, que se dedicou à atenção integral aos alunos especiais. “Relembrar essa inesquecível figura cordeirense, incentivadora incansável da inclusão escolar no município, é realmente uma grande honra”, declarou a vice-prefeita Maria Helena, que durante o Fórum destacou a parceria da Prefeitura de Cordeiro com a APAE, que havia ficado quatro meses sem receber repasses no ano passado. “Hoje, a subvenção está em dia porque entendemos a importância da entidade para nossa cidade”, emendou.

Na abertura, a secretaria de Saúde, Vânia Huguenin, defendeu a agilidade dos laudos que definem qual a deficiência do indivíduo, o que aumentaria a eficácia no tratamento de cada caso. Já Luiz Antonio Cavalheiro, secretário de Educação, reforçou sua paixão pela diversidade e inclusão, enquanto o líder de Governo na Câmara, vereador Róbson Careca, enfatizou as ações de inclusão do Poder Executivo e sua experiência na Câmara com Thiago Marra, o popular ‘Tiê’, garoto querido na cidade.


O primeiro tema abordou ‘Reflexão sobre os Diversos Papéis na Inclusão e Diversidade’, com a fonoaudióloga Fannia Macedo. ‘Danças Circulares como Proposta Pedagógica’ teve a apresentação do ator Cássio Campos. 

Na sequência, a psicopedagoga Laís Malaquias fez a palestra ‘Desafios do Processo de Inclusão Escolar’. ‘Mediação Escolar: Papel do Educador e Mediador nas Práticas Escolares’ foi o tema levantado por Cristina Tudesco. 


Para fechar o ciclo, a musicoterapeuta Michelle Xavier falou da ‘Motivação pela Estimulação: Um Olhar Musicoterapêutico no Ambiente Escolar’. 

Uma apresentação do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade finalizou o evento, considerado um sucesso pelos técnicos que defendem a inclusão.

Nenhum comentário: