sexta-feira, 14 de julho de 2017

Nota do Sistema FIRJAN sobre a aprovação da reforma trabalhista

A reforma trabalhista trata-se do maior avanço nas relações capital-trabalho no país em mais de sete décadas, desde a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. O Sistema FIRJAN defende há anos a modernização das leis trabalhistas de forma a adequar a legislação às mudanças na relação de trabalho.

A legislação atual há muito tempo já não corresponde à realidade do mercado de trabalho no Brasil. E sua modernização é imprescindível para uma retomada sustentável do desenvolvimento econômico e social.

Nossos parlamentares votaram a favor de um Brasil moderno, com uma legislação trabalhista contemporânea. Quanto mais atuais e flexíveis forem as relações de trabalho, maior será o estímulo à geração de emprego e de renda.
O Sistema FIRJAN apoia também ao fim do imposto sindical, uma das medidas incluídas na reforma trabalhista. A existência desta contribuição há anos é questionada pela FIRJAN.  

A modernização da legislação trabalhista passa também pelas entidades sindicais, tanto as de trabalhadores quanto as patronais. Os sindicatos precisam encontrar novas formas de financiamento e desonerar as empresas, estimulando o investimento e o emprego.

As entidades sindicais têm um papel da maior importância para as relações de trabalho no país, em especial no contexto de valorização das negociações coletivas.

Em um cenário de crise econômica e alto índice de desemprego, a reforma trabalhista é essencial ao permitir a adequação das jornadas à produção, contribuindo para a preservação de empregos e o aumento da competitividade das empresas.

Nenhum comentário: