segunda-feira, 3 de julho de 2017

Prefeito Renato Bravo dá as boas-vindas a médicos cubanos

Na tarde de quinta-feira, 29, o prefeito Renato Bravo recebeu em seu gabinete um grupo de cinco médicos cubanos recém-chegados a Nova Friburgo. Os novos integrantes do corpo de profissionais médicos da cidade terão como objetivo fortalecer a atenção primária com profissionais altamente qualificados.


Em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o município de Nova Friburgo renovou a adesão para continuar a receber os médicos cubanos – alguns chegaram ao município há três anos. Já existem 11 em atividade, que somados aos cinco, serão 16 profissionais em missão na cidade.

Neste primeiro momento, os médicos acompanharão a equipe que já atua nas unidades, a fim de se familiarizarem com o trabalho e conhecerem os protocolos aqui praticados. Esta primeira etapa dura em torno de 15 dias, até que o Ministério da Saúde os autorize para, efetivamente, comporem o quadro e exercerem a profissão com autonomia plena.

Cuba tem uma tradição enorme em relação à qualidade de serviços básicos de saúde. Temos convicção de que precisamos fortalecer o setor, e daí a importância dos médicos cubanos com suas experiências. Com certeza a presença deles vai fazer com que melhore o atendimento, e os bairros e distritos possam ter profissionais extremamente competentes”, destacou Renato Bravo.

Os médicos cubanos têm excelência em formação primária e estão preparados para atender diferentes ciclos de vida com a máxima qualidade, uma vez que possuem formação generalista, ou seja, estão aptos a trabalharem desde a criança até o idoso. Além disso, os profissionais contribuem para melhorar os indicadores do município.

Os médicos serão alocados em cinco diferentes postos – Unidade Básica de Saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; e unidades de Saúde da Família de Conquista; Riograndina; Mury; e Lumiar. Os profissionais agregarão às equipes em atividade e esperam ser acolhidos pelos friburguenses.

O Brasil sempre buscou muito o modelo de Cuba. Acreditamos que vocês virão para engrossar a equipe, mas também para mostrar um caminho que deu certo. Nova Friburgo é uma cidade muito acolhedora e estaremos juntos nessa missão. Sejam muito bem-vindos”, pontuou Suzane Menezes, secretária municipal de Saúde.

Nenhum comentário: