Logo no início do corredor que leva o público para conhecer
as novidades da Fevest Festival 2017, uma peça chama atenção pelo glamour. Uma
lingerie combinada com uma joia, trabalho conceitual, fruto do Programa de
Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Nele,
empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de joias e bijuterias do Rio
de Janeiro poderão ter seus negócios alavancados por meio parcerias e
capacitações. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do
Sebrae será coordenada pelo Sistema FIRJAN no estado do Rio.
De acordo com Ana Carla Torres, coordenadora de Moda do
Sistema FIRJAN, a proposta do Procompi é capacitar gratuitamente 26 empresas de
joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de
alto valor agregado. O programa contará com a formação de 13 duplas de
empresas, cada uma composta por uma indústria de confecção e outra de joias.
Durante um ano, elas assistirão a seis workshops, que irão
abordar temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e
desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharão
consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses
encontros.
O projeto foi elaborado em conjunto com o Sindicato das
Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e o Sindicato das
Indústrias da Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de
Janeiro (Sindijoias).
A Fevest, mais importante feira brasileira do setor de moda
íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios
de Nova Friburgo e o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil. A
feira é uma realização do Sindvest, promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com
o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country
Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.
Inscrição
As empresas interessadas em participar do Procompi poderão
pleitear a adesão ao programa por meio do preenchimento de um formulário
diagnóstico até 13 de julho. Após o período de inscrição, o
corpo técnico do SENAI realizará uma curadoria em conjunto com os sindicatos e
o Sebrae para seleção das indústrias.
De acordo com Ana Carla, a pesquisa norteará os empresários
participantes do Procompi na criação de seus projetos: “Vamos desenvolver o
produto em cima do resultado da pesquisa de consumo feita na Fevest. A ideia do
programa é responder ao que o público consumidor espera da moda íntima”.
As coleções desenvolvidas ao longo do programa serão
exibidas na edição 2018 da Fevest. Para mais informações sobre o programa,
envie um e-mail para cadeiadamoda@firjan.com.br.
Nesta página é possível
encontrar um link para preencher um formulário de inscrição:
www.firjan.com.br/noticias/procompi-1.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário