segunda-feira, 24 de julho de 2017

Secretaria de Saúde cria o Grupo Técnico para Investigação dos Óbitos Materno, Fetal e Infantil no Hospital Maternidade de Nova Friburgo

Sempre visando melhorar a prestação do serviço em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde criou o Grupo Técnico para Investigação dos Óbitos Materno, Fetal e Infantil, ocorridos no Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro. O ato foi publicado no Diário Oficial do município na sexta-feira, 21.

O Grupo Técnico para Investigação dos Óbitos Materno, Fetal e Infantil tem como objetivo incorporar o uso de informação qualificada no planejamento e avaliação das políticas públicas e das ações da saúde. O grupo se reunirá mensalmente, de modo a atualizar esses dados e definir estratégias de atuação.

O processo de vigilância de óbito pode ser desdobrado através da identificação de óbitos e nascimentos por meio de busca ativa, que é o trabalho realizado pelos membros do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que circulam diariamente por todo o hospital procurando por ocorrências de Doença de Notificação Compulsória (DNC), investigação de óbitos elegíveis, além de propor medidas de prevenção e qualificação das informações.

O Grupo Técnico para Investigação dos Óbitos Materno, Fetal e Infantil será composto por nove profissionais da saúde de Nova Friburgo: Marina Sampaio, diretora geral do Hospital Maternidade; Lucia Helena de Castro, coordenadora de enfermagem do Hospital Maternidade; Samyra Oliveira dos Santos, gerente de enfermagem do Hospital Maternidade; Gracia Massad, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher; Giovanna Correia Abib, médica pediatra da unidade Neonatal; Maria Margarida Schimidt, coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno; Melânia Hoelz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica; Rogéria Constantino, coordenadora do Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Municipal Raul Sertã, e Ariadina Heringer, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família.

Nenhum comentário: