segunda-feira, 24 de julho de 2017

75ª Expo-Cordeiro foi sucesso de público e organização

 Pela primeira vez em quase 100 anos de sua rica história, a principal feira rural fluminense foi realizada sem qualquer custo para os cofres públicos

Desde sua primeira edição, em 1921, a Exposição Agropecuária se tornou um marco para Cordeiro, que é conhecida em muitas regiões pela realização daquela que é sua maior festa e se tornou também sua marca registrada, atraindo produtores rurais, industriários, comerciantes, empresários e visitantes de todo país. Contudo, nos anos anteriores, passada a euforia do evento, a Administração Municipal acabava arcando com seus ônus e acumulando dívidas por ter de custear as altíssimas despesas da festa.

Construindo um legado

Ciente dessa situação e vivenciando dias difíceis diante da grave crise financeira, o prefeito Luciano Batatinha cogitou até mesmo não realizar a Exposição, para não prejudicar outros setores, como Educação e Saúde. Assim, ao lado da vice-prefeita Maria Helena, ele decidiu optar por um formato inédito, que obedeceu a um planejamento criativo, inteligente e minuciosamente organizado, tornando possível a 75ª Expo-Cordeiro, realizada entre quarta-feira e o último domingo (de 19 a 23 de julho).

Por determinação do prefeito, depois de promover previamente uma licitação aberta às empresas especializadas no ramo de eventos de grande porte, a Prefeitura de Cordeiro terceirizou a 75ª Exposição Agropecuária de Cordeiro, cujos resultados superaram todas as expectativas, o que se ratifica pela intensa participação popular durante os cinco dias de festa, quando milhares de cordeirenses e visitantes frequentaram o bom e velho Parque Raul Veiga para desfrutar da programação da feira.

Primando pela organização

Apesar do imprevisto com a iluminação na primeira noite, falha corrigida para o restante do evento, desde a distribuição e colocação de barracas e estandes; passando pela limpeza realizada diariamente no recinto; qualidade de exposição e leilão de animais, com a consequente valorização do agronegócio; manutenção da segurança e policiamento; assistência médica e presença de ambulâncias; parque de diversão; e culminando com os eventos culturais oportunizando uma vitrine aos artistas locais, a organização foi um sucesso, especialmente pelo tempo ínfimo de planejamento.


Domingo inédito

No que se refere aos shows, a área reservada às apresentações musicais ficou pequena para o grande público, que literalmente lotou as dependências do parque de eventos e se espremeu para acompanhar uma programação eclética e cujos horários marcados para os shows foram respeitados, seguindo determinação da firma vencedora do processo licitatório. Os artistas também avalizaram a qualidade da organização.

Visitando todos os ritmos musicais, capazes de agradar aos mais variados gostos, a programação dos shows teve seu ponto alto no último domingo, 23, quando o palco principal abrigou de forma inédita na Expo-Cordeiro mais de cinco horas de música, diversão e integração entre bandas, cantores e expectadores, com a presença de seis artistas diferentes para o delírio dos fãs.


Não poderíamos finalizar um evento desse porte senão pela oferta de um domingão especial, com o que há de mais empolgante na música da atualidade”, definiu um dos organizadores do show.  

Nenhum comentário: